O Capítulo Provincial dos Espiritanos caminha a passos largos para a sua conclusão. Estão a ser dias muito intensos, pois estamos a traçar um Projeto Missionário Global a cumprir nos próximos oito anos. É uma responsabilidade enorme que implica inspiração do Espírito Santo e compromissos de todos.
Documentos Capitulares
Os trabalhos capitulares cruzaram sempre as reuniões dos Grupos Temáticos e de Consenso com as assembleias plenárias. Estas iniciaram sempre, nas sessões matinais, com uma apreciada Lectio Divina orientada pelo P. José Costa.
Passo a passo, as reflexões deram origem a decisões, votadas em Assembleia. Assim se chegou a uma redação final do Projeto Missionário Global que foi votado e aprovado, construindo o Documento Final do Capítulo que agora deve ser apreciado e aprovado pelo Conselho Geral em Roma. Este Documento tem nove capítulos que traduzem outras tantas grandes linhas de Missão a implementar. 1. Missão Ad Gentes; 2. Identidade, Espiritualidade, Comunidade; 3. Formação Espiritana; 4. Pastoral Juvenil; 5. Pastoral Vocacional; 6. Animação Missionária; 7. Justiça e Paz; 8. Paróquias; 9. Administração e Finanças. O Documento foi votado capítulo por capítulo e, finalmente, votado na generalidade. A aprovação obteve-se por unanimidade.
Novo Conselho Provincial
O P. Hugo Ventura foi eleito Provincial. Após a eleição dos Conselheiros, o Conselho Provincial terá a seguinte composição: P. Andrew Fofie-Nimoh (1º Assistente), P. Damasceno Reis (2º Assistente), P. Aristides Neiva, P. João David Coelho, P. Eduardo Miranda e P. José Costa. Mantêm-se em funções o P. Victor Silva como ecónomo provincial e o Irmão Manuel Carmo como secretário.
Visita do Patriarca D. Rui Valério
A Eucaristia de sexta feira foi presidida por D. Rui Valério, patriarca de Lisboa. Na homilia, evocou a amizade dos fundadores dos Espiritanos e Monfortinos, porque os fundadores nasceram na mesma cidade (Rennes) e foram sempre muito amigos. Incentivou-nos à abertura ao Espírito Santo e à invocação da protecção de Maria. Agradeceu os compromissos espiritanos em Lisboa. Com uma bela parábola japonesa, convidou a família Espiritana a uma entrega total à Missão.
Após a Missa, o Patriarca deu-nos a alegria de participar no jantar de confraternização, em família.
As noites capitulares
Se os dias foram sempre de enorme intensidade de trabalho capitular, as noites deram lugar a momentos de fraterna partilha e confraternização. Nas, escutamos as partilhas dos Superiores Maiores que foram convidados: P. Saturnino Afonso (Cabo Verde), P. António Mosso (Espanha) e Gilles Pagès (França), P. Guadêncio Sangando (Angola), P. Márcio Asseiro (Bolívia), P. Leonardo Silva (Brasil – convidado para moderar o Capítulo), bem como a todos os confrades que vieram de fora: P. José Gaspar (Amazonia), P. João Paulo Freitas (Angola, P. Raul Viana (Moçambique). A última noite foi dedicada aos testemunhos dos Leigos. Escutamos em primeira pessoa, as partilhas do Rui Fidalgo (Vice-Presidente da LIAM), da Raquel Carreira (Leiga Associada, ao servoço de Sol Sem Fronteiras), Sofia Leite (Leiga Associada) e Ana Mansoa (Lreiga Associada, Diretora do CEPAC e moderadora do Capítulo).
Rumo à Conclusão
Os Capitulantes terão esta tarde a Missa de Tomada de Posse do novo Provincial, seguida de uma noite cultural. O domingo terá dois grandes momentos: a aprovação da Mensagem Final do Capítulo e a Eucaristia de Encerramento, que terá lugar na Igreja Paroquial de Tires, umas das Paróquias confiadas ao cuidado pastoral dos Espiritanos.
Aguardemos todos então pela Mensagem Final.