Dois de Outubro é data de festa obrigatória para os Espiritanos, porque faleceu neste dia o fundador, o P. Cláudio Francisco Poullart des Places. Foi ele que, a 27 de Maio de 1703, dia de Pentecostes, deu origem à Congregação do Espírito Santo.
Braga acolheu a comemoração, especial em ano jubilar de celebração dos 150 anos da chegada dos primeiros Espiritanos a Portugal. Depois de uma conferência sobre a vida e Missão do fundador (proferida pelo P. Manuel Martins, CSSp), a Eucaristia foi momento de Ordenação Diaconal do José Carlos Pereira e do Ricardo André Azevedo. Presidiu D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga, nascido em Moçambique.
O José Carlos Pereira nasceu em S. Miguel da Carreira, Barcelos. Cedo entrou nos Seminários espiritanos e fez o seu estágio missionário em Taiwan, aprendendo o mandarim. Está agora a terminar formação especializada em Sagrada Escritura (em Paris), aguardando que o Superior Geral, em Roma, diga qual o seu próximo campo de Missão.
Diferente é o percurso do Ricardo André. Descobriu os Espiritanos através dos Jovens Sem Fronteiras. Foi o animador do grupo de Gamil, Barcelos, sua terra natal. Já depois de entrar no mundo do trabalho, quis fazer um ano de voluntariado missionário com o objetivo de realizar um discernimento vocacional. De Cabo Verde saltou para a Casa de Formação Espiritana onde concluiu estudos de Teologia. Seguirá já para a Bolívia, local de nomeação missionária recebida de Roma.
A celebração foi animada pelo coral jovem de S. Adrião (a paróquia onde está situado o Seminário de Fraião). Ali estagiou o Ricardo André e ali começou estágio o José Carlos. A Missa foi integrada num programa de família e, tal como o jantar de confraternização, foi participada por membros da grande família Espiritana bem como pelos párocos e familiares dos Ordenados.
É um enorme dom de Deus em ano jubilar, haver dois novos Diáconos e dois novos Padres Espiritanos.