Filmado ao longo de três anos, “Caminha Comigo” é um documentário sobre a comunidade de Plum Village, onde a atenção plena e os ensinamentos budistas estão acessíveis a todos os que os quiserem pôr em prática. Um percurso cinematográfico pelo mundo da “mindfulness” (atenção plena) – o exercício de focar a nossa atenção no momento presente – e do famoso Mestre Thich Nhat Hanh, conhecido como o “Pai da Mindfulness”. Mostra também momentos de “peregrinação” em Nova Iorque cidade “sempre em movimento” em contraste com a consciência de paragem, de viver o Aqui e Agora.Filmado ao longo de três anos, “Caminha Comigo” é um documentário sobre a comunidade de Plum Village, onde a atenção plena e os ensinamentos budistas estão acessíveis a todos os que os quiserem pôr em prática. Um percurso cinematográfico pelo mundo da “mindfulness” (atenção plena) – o exercício de focar a nossa atenção no momento presente – e do famoso Mestre Thich Nhat Hanh, conhecido como o “Pai da Mindfulness”. Mostra também momentos de “peregrinação” em Nova Iorque cidade “sempre em movimento” em contraste com a consciência de paragem, de viver o Aqui e Agora.
Nascido no Vietname a 11 de Outubro de 1926, Thich Nhat Hanh é um monge budista que se tornou mundialmente conhecido devido às suas acções pacifistas na luta pelos direitos humanos. Em Saigão, no início dos anos 60, enquanto decorria a Guerra entre o Vietname e os EUA, fundou a Escola de Serviço Social da Juventude, uma organização de apoio popular que se dedicou à reconstrução de aldeias bombardeadas, ajuda às famílias deslocadas e à criação de escolas e centros médicos. Reunindo cerca de dez mil estudantes voluntários, a organização baseou o seu trabalho nos princípios budistas da compaixão e não-violência. Depois de, em 1966, visitar os EUA e Europa, numa missão de paz, foi proibido de entrar no seu país natal sendo obrigado a adquirir o estatuto de refugiado político em França.
Hoje, passa a maior parte do seu tempo em Plum Village, uma comunidade budista localizada no sul de França, criada por si e por Chân Không, onde são regularmente organizados retiros espirituais. Vemos famílias, crianças, músicos, monges… em partilha, foco, lembrando comunidades como Taizé, remetendo para o essencial da Vida: encontro pessoal, comunitário e com o outro.
Lúcia Pedrosa