A história passa-se no Reino Unido e a ideia inicial ocorreu ao ator Stephen Graham (que na série desempenha o papel de pai), após uma série de crimes violentos entre jovens britânicos. Graham colaborou com o produtor Jack Thorne, para trazer vida a esta série que questiona o porquê dos rapazes andarem a cometer atos tão violentos a raparigas.
Assim, muito mais do que uma série, é um espelho dos problemas que o mundo, especialmente o ocidental, está a vivenciar e a possibilidade de debates e perguntas de forma intergeracional e intercultural.
‘Adolescência’ conta a história de um rapaz de 13 anos, Jamie, que foi acusado de matar Katie, uma colega de turma, levando um detetive da polícia, uma terapeuta e a família a questionar o que realmente aconteceu e as razões desses factos.
A série aborda as consequências do bullying, as dificuldades próprias um adolescente a crescer e no mundo moderno das redes sociais, assim como a radicalização. Tem 4 episódios, a partir de elementos centrais: polícia, escola, psicóloga e família.
O terceiro episódio passa-se num centro de detenção juvenil e é maioritariamente filmado em apenas uma sala. Segue a perspetiva de Briony, a psicóloga encarregue de avaliar a saúde mental do adolescente para realizar um relatório pré-julgamento através de uma entrevista. A intensidade da entrevista vai aumentando à medida que Jamie revela a crueldade casual a sua ideologia. verdadeiramente assustadoras.
O último episódio demonstra a dicotomia entre o ambiente escolar “selvagem” e o ambiente familiar afetuoso da vida de Jamie. Apesar da dificuldade do pai em processar emoções, dos seus momentos de raiva e imaturidade, Jaime foi criado num ambiente de amor e segurança.
Este capítulo aprofunda uma pergunta extremamente complexa: como lidar com a culpa da educação do filho, que não foi suficiente para o impedir de cometer um crime tão atroz? Como é que não previram isto? Poderiam ter feito mais?
Os pais de Jamie chegam à conclusão que sim, poderiam ter feito mais. A série fecha com uma cena de profunda carga emocional, em que o pai de Jamie colapsa pelo encontro interno da inoperância… Mais do que retratar apenas um indivíduo como o problema, a série deixa claro como o verdadeiro perigo é a radicalização e como as ideologias extremistas se têm vindo a propagar pelos jovens, que se influenciam e moldam uns aos outros.
Adolescência, é já um fenómeno que está a ter um impacto no debate: acerca das consequências do conteúdo misógino presente no mundo digital nos jovens; e de que forma os pais estão presentes, assim como a sua postura perante as frustrações, vazios, limites dos seus filhos…