No século XIV, no reino da Coroa de Aragão, Barcelona expande em direção a La Ribera, onde começam a construir Catedral Santa Maria del Mar. Trata-se de uma catedral especial, pois foi feita pelo povo, nomeadamente pescadores e não pelo Clero e Nobreza como era costume. O fulcro é a devoção a Santa Maria del Mar, a Virgem que sorria.
Foi então que um servo, Arnau Estanyol, chegou a Barcelona, fugindo com o pai dos abusos dos senhores feudais. Arnau cresce sem mãe sempre sob o olhar do pai, homem de valores e dignidade que lhe mostra que a Virgem que sorri é o seu porto seguro e a sua Mãe. Arnau vai vivendo uma infância e adolescência cheia de desafios e resiliência. Torna-se carregador de pedras para a catedral numa confraria. Sempre empenhado, atento, correto, considerando todos como iguais, sejam pobres, ricos judeus, cristãos. Até que um dia, os seus inimigos, movidos por interesses e invejas, colocam a sua vida nas mãos da Inquisição.
A história está enraizada no controle religioso, na segregação na sociedade medieval de Barcelona, e no carinho e devoção à Virgem.
La catedral del mar é uma série de televisão espanhola, adaptada do romance homônimo de Ildefonso Falcones, produzida por Atresmedia, Televisió de Catalunya e Netflix. Os papéis principais são interpretados por Aitor Lune, Michelle Jenner, Daniel Grao, Silvia Abascal, Ginés García Millán e Andrea Duro.
A série tem apenas uma temporada de 8 episódios, cada um com duração inferior a uma hora.