As leigas Cristina Fontes e Gabriela Rodrigues completaram mais um ano de missão em Itoculo Moçambique, e regressaram a Portugal, em dezembro.
A Cristina voltou a partir, no início de fevereiro, para continuar o projeto missionário em que está comprometida.
Neste mesmo mês, partirá para a missão de Nampula, também em Moçambique, a Clara Amorim para um ano de voluntariado na Escola S. João de Deus, que a Família Espiritana ajudou a ampliar e equipar. Por cá ou por lá, desejamos a todas uma boa missão.
O Voluntariado Missionário Espiritano possibilita a partida em missão, para contextos onde trabalham os missionários e missionárias do Espírito Santo, daqueles que desejam dedicar um ou dois anos da sua vida ao serviço da missão, motivados pela fé e espírito missionário.
Cristina Fontes
(Fiães, Sta Maria da Feira)
“‘Vais outra vez ou desta vez é para ficar?’
Esta é a pergunta que mais me têm feito desde que fui para a missão de Itoculo, em Moçambique, e a resposta tem sido sempre “Sim, vou outra vez.” Este ano, a resposta não é diferente e estou a regressar a Itoculo para dar continuidade à missão que me foi confiada pela equipa missionária e pela diocese de Nacala, em 2020, de colaborar na criação de escolinhas nas comunidades cristãs e no acompanhamento dos centros de alfabetização para adultos, sensibilizando crianças, jovens e adultos para a importância da educação.
Com a pandemia, que, em Itoculo, limitou ainda mais do que normal o acesso à educação, pouco foi possível fazer nesta área, em 2020 e 2021. Este ano, regresso a Itoculo de coração cheio de esperança e confiança em Deus de que poderemos dar e fazer mais pela educação das crianças, jovens e adultos das nossas comunidades cristãs, porque acreditamos que é pela educação que podemos mudar o mundo.
Por isso, sim, vou outra vez, sempre ao ritmo da missão, para onde quer que Deus me leve…”
Gabriela Rodrigues
(Fraião, Braga)
“Koxukuro Itoculo!
Três anos passaram a voar…. Ainda é muito difícil escrever sobre tudo o que vivi contigo, querido Itoculo…as saudades são muitas e não acabam. Tantas pessoas que se cruzaram no meu caminho e me fizeram ver que a vida é tão bonita e valiosa, e mesmo quando as coisas não correm como planeado, não devemos baixar os braços e devemos encarar tudo com um sorriso; tantos “ta ta vos” das encantadoras crianças de Itoculo; tantos “Koxukuros” (obrigado), que saiam com tanta naturalidade da boca de qualquer pessoa; tantas gargalhadas partilhadas com as pessoas das comunidades, com os miúdos do lar, com a equipa missionária, com os jovens na biblioteca, com a Cristina; tanta admiração por um povo paciente que com pouco faz tanto, aliás, faz tudo. Foram muitas as aventuras vividas, foram muitos os amigos que deixei em Itoculo mas que não vão sair nunca do meu coração. Continuamos juntos no coração de cada um…
Querido povo de Itoculo, a mana Gabi sente muito a vossa falta.
Mpaka nihiku nikina!
Clara Amorim
(Vila Real)
Sou a Clara Amorim, casada, tenho dois filhos e vivo em Vila Real. Durante grande parte da minha vida fiz e continuo a fazer voluntariado. Neste momento encontro-me na pré-reforma, com uma família autónoma e que me apoia nesta missão a que me propus levar por diante, tendo agora disponibilidade para fazer mais, e estender a minha estima e o meu carinho a um maior número de pessoas, com quem quero aprender, saber escutar e vivenciar uma outra cultura.
Vivi em Moçambique parte da minha infância e sempre sonhei um dia voltar. Espero que esta minha vontade de apoiar quem precisa e com a oração, me possam transformar numa pessoa mais generosa, tolerante e humana para poder fazer melhor pelo meu semelhante; que eu possa aprender a fazer o bem neste mundo, junto daqueles que mais necessitam.
Graças à grande Família Espiritana que me acolheu, irei agora iniciar um novo ciclo, integrando a equipa da Escola São João de Deus em Nampula, com o intuito de dar o melhor de mim mesma, para promover as capacidades e formação das crianças e da comunidade onde vivem.
Gostei muito do vosso testemunho.
Gistava de vos acompanhar nessa missa que maravilhosa ajudar os outros a crescer ba fé e ba educação.
Gostava de vis conhecer.
Deus vos abençoe.