
Dia dos Direitos Humanos
O Dia dos Direitos Humanos é celebrado todos os anos a 10 de Dezembro – o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH). A DUDH é um documento marcante que proclama os direitos inalienáveis a que todos têm direito como ser humano – independentemente da raça, cor, religião, sexo, língua, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro estatuto. Disponível em mais de 500 línguas, é o documento mais traduzido do mundo.
Tema de 2020: Recuperar Melhor – Defender os Direitos Humanos
O tema do Dia dos Direitos Humanos deste ano está relacionado com a pandemia da COVID-19 e centra-se na necessidade de reconstruir melhor, assegurando que os Direitos Humanos são centrais para os esforços de recuperação. Só atingiremos os nossos objectivos globais comuns se formos capazes de criar oportunidades iguais para todos, abordar os fracassos expostos e explorados pela COVID-19, e aplicar normas de direitos humanos para combater as desigualdades enraizadas, sistemáticas e intergeracionais, a exclusão e a discriminação.
10 de Dezembro é uma oportunidade para reafirmar a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo que desejamos, a necessidade de solidariedade global, bem como a nossa interligação e humanidade partilhada.
Sob o apelo genérico dos Direitos Humanos da ONU à acção “Defender os Direitos Humanos”, o nosso objectivo é envolver o público em geral, os nossos parceiros e a família da ONU para reforçar a acção transformadora e apresentar exemplos práticos e inspiradores que possam contribuir para recuperar melhor e promover sociedades mais resilientes e justas.