Apoio à Missão Socio-Caritativa das Irmãs Espiritanas no Brasil, Guiné-Bissau e Haiti
Às portas da celebração do centenário da sua fundação, no ano de 2021, as Irmãs Missionárias do Espírito Santo continuam consagradas à missão ad gentes (na Pastoral, no Ensino, na Saúde e na Promoção Humana), privilegiando os mais desfavorecidos, em consonância com o ímpeto e o carisma da sua fundadora Ir. Marie Eugénie Caps. Atualmente, as Irmãs têm presença em 19 países de 4 continentes.
A Família Espiritana gostaria de unir-se em comunhão ao reconhecimento do labor social das Irmãs Espiritanas e apoiar, através das Campanhas de Solidariedade 2020-2021, necessidades concretas de três das suas missões socio-caritativas no Brasil, na Guiné-Bissau e no Haiti.
Padre Reginaldo, Ir. Lavínia, Ir. Leide e Ir. Fidelia
A Missão das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Conselheiro Pena (Brasil), fundada em 1998, conta atualmente com uma equipa composta por 3 religiosas (Leide, Fidelia e Lavínia Helena) que trabalham no âmbito da juventude, junto das comunidades rurais, prestando assistência social. A Missão nasceu com o carisma de cuidar dos mais carentes da sociedade, quer material quer espiritualmente, e com o intuito de detetar as reais necessidades do local e envolver a população local para que mais tarde se torne protagonista da sua própria história, de maneira consciente e livre, comprometidos com a construção de um mundo melhor.
Crescer e Florir em Comunidade
Queremos apoiar o desenvolvimento de atividades comunitárias no Centro Social CRESCER E FLORIR EM COMUNIDADE, sob a coordenação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Conselheiro Pena (no Brasil), através da aquisição de equipamentos.
O Centro Social CRESCER E FLORIR EM COMUNIDADE (CRECEF) oferece atividades de convivência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Centro surgiu da necessidade de acolher crianças e adolescentes vulneráveis que estão fora do sistema escolar, por evasão, ou que frequentam as Escolas Públicas da região, mas apresentam dificuldades na aprendizagem ou no comportamento.
Guiné-Bissau
Missão Kajegut
Ir. Fernanda, Ir. Cristina e Ir. Maria com um jovem batizado na Páscoa de 2019
Na Guiné-Bissau, a Missão das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Caió foi fundada em 1992 e atualmente conta com uma equipa composta por 3 religiosas (Maria, Fernanda e Cristina). As Irmãs são responsáveis pela gestão do Posto de Saúde de Tubebe, que atende a mais de 1500 pessoas/mês, pela direção do Centro Pré-Escolar Menino Jesus de Tubebe, com perto de 100 crianças de 3 a 6 anos, pela coordenação dos Grupos de Trabalho de Mulheres para a Transformação de Alimentos, com mais de 60 associadas, e ainda, pelas ações Pastorais em Caió.
Missão Kajegut
Gostaríamos de construir e equipar um espaço polivalente na tabanca de Kajegut, sob a coordenação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Caió (na Guiné-Bissau), para o desenvolvimento de atividades de assistência comunitária nas áreas da saúde e da educação.
O projeto MISSÃO KAJEGUT pretende apoiar o desenvolvimento da ação social da Missão Católica em Caió através da extensão de atividades socio-sanitárias na tabanca de Kajegut. O projeto irá permitir o desenvolvimento de atividades na área da saúde (atendimento a mulheres grávidas e crianças lactentes, apoio a crianças desnutridas, ajuda medicamentosa, apoio às Campanhas de Vacinação Nacionais junto do Hospital e realização de Campanhas de Sensibilização para a Saúde Comunitária) e na área do empoderamento feminino (alfabetização de mulheres adultas e dinamização de micro-empreendedorismos através da transformação de alimentos).
Haiti
Escola Notre-Dame
Ir. Anastasie e Ir. Argentina
No que diz respeito à Missão das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Montagne Lavoûte (Haiti), fundada em 1998, a equipa missionária é composta atualmente por 3 religiosas (Helena, Argentina e Anastasie). As Irmãs Espiritanas estão comprometidas na pastoral paroquial, coordenam um Centro de Saúde e Nutrição, um Jardim de Infância (Esperança), uma Escola Elementar (Ecole Notre Dame) e ainda um Centro para Crianças Deficientes. Além dessas atividades, as Irmãs Espiritanas também acompanham grupos de Atividades Geradoras de Recursos na região.
Escola Notre-Dame
Foi-nos solicitado o apoio urgente à ESCOLA PRIMÁRIA NOTRE DAME, sob a coordenação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Montagne Lavoûte (Haiti), em medidas de emergência para superar as circunstâncias vindas pela COVID-19.
A ESCOLA PRIMÁRIA NOTRE DAME tem seis salas de aula e funciona do primeiro ao sexto ano, da parte de manhã, com 130 alunos/as. Dada a grande crise que o mundo atravessa, por causa da COVID-19, estamos conscientes que os países com menos recursos sofrerão muito mais com esta situação e Haiti não está excluído. Neste sentido, as Irmãs precisam de apoio urgente para a concretização das seguintes atividades: adaptação das mesas e os bancos escolares às medidas de distanciamento social impostas pelo Ministério de Educação; aquisição de manuais escolares e fornecimento de bolsas de estudo a alunos/as procedentes de famílias carenciadas.