O acesso ao emprego de pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade social é outra das necessidades a serem apoiadas durante este ano com a Campanha de Solidariedade da família espiritana.
Para isto, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC), vertebrou o projeto “Job to Life”, que tem como principal objetivo aumentar a taxa de empregabilidade dos utentes em situação documental irregular, através da identificação dos seus interesses profissionais e no desenvolvimento de uma formação em contexto real de trabalho dentro da área identificada.
Para tal, diferentes atividades irão ser realizadas com o público alvo: 80 utentes do CEPAC. Deste modo, numa primeira fase serão construídos e aplicados instrumentos para fazer o balanço de competências e elaborar um plano individual para cada formando. A seguir, será implementado um ciclo de formações em soft skills e empowerment (autoestima, criatividade, pensamento crítico…).
O processo continuará com a realização, por parte do utente, de um acompanhamento do dia-a-dia dos profissionais da área em questão, com a finalidade de perceber quais as funções inerentes. Finalmente será realizado um período de prática num local de trabalho. Após a conclusão, o formando receberá acompanhamento e apoio na procura ativa de emprego.