Quanto mais alto subires, mais longe consegues ver. Quanto mais longe conseguires avistar, mais amplitude pode abranger a tua vida. Não se trata de olhar de cima para baixo, nem subir para reinar, mas, simplesmente, tomar consciência da grandeza do mundo que tens diante de ti, perante a qual não podes ficar parado, seja qual for a tua missão.
Palavra de Deus
«Caríssimo, Exorto-te a que reanimes o dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de caridade e moderação. Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo»
(2Tm 1,6-8)
Reflexão
Testemunhar a verdade, requer força e coragem. Diante de uma situação nova e inesperada qualquer pessoa fica sem saber o que fazer. Muitas vezes a incerteza bloqueia os movimentos. Mas uma coisa é certa, o Espírito de Deus sempre está presente e com Ele os horizontes se abrem.
Uma escolha vocacional para um determinado estilo de vida exige arriscar numa determinada direção. Nunca sabemos ao certo o que vai acontecer. Porém, são as pequenas decisões de cada dia que vão configurando uma opção definitiva. Também aqui a luz divina se vai fazendo presente, quando o coração permanece aberto a Deus.
Qualquer opção de vida requer um conhecimento exato e amplo. Para isso é importante situar-se numa posição altaneira, capaz de ver para todos os lados e para longe. Aprecia a paisagem que tens pela frente. Não podes ficar reduzido a um vazio ou a um recanto perdido. Deus não te criou para ser mais um no meio da multidão, mas para fazeres a diferença neste mundo. «Tu tens uma missão nesta terra».
Uma história
Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: – “Que tamanho tem o universo?”
Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: – “O universo tem o tamanho do teu mundo.”
Perturbada, ela novamente indagou: – “Que tamanho tem meu mundo?”
O pensador respondeu: – “Tem o tamanho dos teus sonhos.
Se os teus sonhos são pequenos, a tua visão será pequena, as tuas metas serão limitadas, os teus alvos serão diminutos, a tua estrada será estreita, a tua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se os teus sonhos são frágeis, a tua comida não terá sabor, as tuas primaveras não terão flores, as tuas manhãs não terão orvalho, a tua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos, faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem a saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. Sonha!”
(Augusto Cury)
Meditação
Quanta mais claridade dentro de ti, mais longe se consegue ver. Porém, nem todos os dias são claros, nem todas as opções são evidentes, nem todos os caminhos são certos. Para quem sonha não há limites, para quem arrisca não faltam dificuldades, para quem ama tudo é possível.
- Qual a gradeza dos teus sonhos?
- O que enche o teu coração?
- O que vês de positivo neste mundo?
Oração
Senhor, aqui estou diante de Ti,
com tudo o que sou e tudo o que me define.
Derrama sobre mim o teu Espírito Santo
para que me ilumine e encoraje
no verdadeiro caminho que tenho de percorrer.
Amém.









