"O Espírito Santo quer ser a alma da nossa alma ; pertence a nós torná-lo assim mestre absoluto desta pobre alma, afim de que ele lhe possa comunicar a sua vida e a sua acção. Deixemo-lo agir em nós, como o nosso corpo deixa agir a alma, que o renove como ela vê que é conveniente e como ela o quer. Oh ! que felicidade, que santidade seria a nossa se não tivéssemos mais querer nem vida a não ser nele e por ele ! Então, nada poria mais obstáculos à perfeição e à santificação da nossa alma..."
Libermann ao P.. Schwindenhammer, 13.01.1842, N.D.III, p.102
1993
República Centro Africana
Segundas Sessões da Igreja que preparam o centenário da Igreja do Biafra (Janeiro de 1994-Janeiro 1995). A Igreja tem então seis dioceses, mais de cem padres centro-africanos e cerca de meio milhão de católicos, numa população de cerca de três milhões de habitantes.
1763
S. Pierre & Miquelon
Os dois padres a trabalhar em S. Pierre & Miquelon recusam o juramento à Constituição Civil do Clero votado pela Revolução francesa; deixam as ilhas e refugiam-se nas regiões marítimas do Canadá.
1860
África de Leste
O P. Armand Fava que começa a sua missão em Zanzibar, pede mais missionários.
1897
Brasil-Amazónia
A Congregação deixa o trabalho do Seminário em Belém, e começa a trabalhar no meio dos índios e seringueiros, com sede em Tefé.