"Eu queria ver-me um dia despojado de tudo, vivendo apenas de esmolas depois de ter dado tudo. De todos os bens temporais só pretendia reservar a saúde com a qual desejava fazer um sacrifício total a Deus no trabalho das missões, muito feliz se depois de ter abrasado toda a gente do amor de Deus, tivesse podido dar até à última gota do meu sangue por aquele cujos benefícios me estavam quase sempre presentes."
Poullart des Places, Réflexions sur la Passé
1920
Senegal
O paquete “Afrique” naufraga ao largo da ilha de Ré, arrastando para a morte Mgr Jalabert e vinte missionários. O barco tinha deixado Bordéus a 9 de Janeiro com 599 pessoas a bordo. Depois das perdas da primeira guerra mundial, é uma nova hecatombe nas fileiras do pessoal missionário.
1931
Porto Rico
Os primeiros espiritanos da Província dos Estados Unidos-Este chegaram a S. João, Porto Rico para começar um projecto missionário em Arecibo, P.R. Foram o P. Plunkett, Superior, P. Regis Guthrie, P. G. Duffy e Ir.Q. Boyd.
1938
Makurdi
A direcção da Igreja da Prefeitura Benue é transferido para Otukpo. O P. Strick abre a missão católica em Gboko. A Província Adama no norte é separada da Prefeitura Benue e confiada aos Agostinianos.
1970
Nigéria
Quando a guerra civil terminou, cerca de 300 espiritanos irlandeses e todos os outros missionários estrangeiros, cujos passaportes foram cunhados pela República do Biafra, são expulsos e impedidos de lá regressar.