"Deve-se lembrar, Monsenhor, que várias considerações me retiveram quanto aos votos perpétuos. Fui muito tempo tentado e ainda o sou por vezes, pelo desejo da vida contemplativa. Ademais uma saúde bizarra afastou-me disso cada vez que quis fazer a experiência. A mesma razão me impedirá provavelmente de sonhar voltar ao Senegal."
P. Brottier à Mgr Le Roy, 06.01.1919
1866
Congo
O Superior Geral da Congregação, P. Schwindenhammer, é nomeado Prefeito Apostólico do Congo, com a faculdade de relegar os seus poderes num Vice-Prefeito de sua escolha que, para o caso, seria o P. Joseph Marie Poussot.
1874
U.S.A.
Chegada do P. Joseph Strub e outros espiritanos exilados da Alemanha como “ligados aos Jesuítas”. O P. Strub torna-se o verdadeiro fundador da Província e faz de Pittsburgh o seu centro. A sua intenção: cuidado pastoral dos imigrantes estrangeiros, educando os aspirantes numa escola ou escolas abertas e trabalho entre os Americanos de origem africana.
1920
Suíça
Abertura do «Bois-Noir». Depois de ter começado a sua obra da Escola das Missões na sua aldeia natal, o P. Villetaz pode enfim alugar uma casa no Bois-Noir, perto de Saint Maurice para aí instalar a sua obra. Ela ficará aí durante dez anos.
1920
Holanda
Os Jesuítas franceses deixam definitivamente Gemert que se torna pequeno escolasticado espiritano.