"Este projecto (a Obra dos Negros) consiste em três pontos: em geral: consiste em nos darmos e nos dedicarmos inteiramente a Nosso Senhor para a salvação dos Negros, por serem as almas mais miseráveis, as mais afastadas da salvação e as mais abandonadas na Igreja de Deus. Há cerca de dois anos que nos sentimos vivamente tocados pelos grandes males que acabrunham esta pobre gente em vários países. Resolvemos consagrar-nos à sua salvação, por muito que isso nos custe, porque não ignoramos todas as penas, humilhações e contrariedades de toda a espécie que temos de suportar nesta santa obra."
Francisco Libermann, Mémoire à Mgr Cadolini, 27.03.1840
1840
Libermann
Francisco Libermann, em Roma desde os princípios de Janeiro e abandonado por Máximo de la Brunière, apresenta a Mgr Cadolini, Secretário da Propaganda, o seu pequeno Memorando sobre as Missões estrangeiras (7 páginas manuscritas).
1938
República Centro Africana
Monsenhor Grandin, feito Vigário apostólico, consagra a sua nova catedral e ordena o primeiro padre, o P. Barthélémy Boganda, o futuro pai da independência Centro-africana. O oeste do Vicariato (Berbérati, Bozoum e Doba) é confiado aos Capuchinhos franceses e italianos, expulsos da Etiópia.
1958
Senegal
Dacar torna-se capital do Senegal em vez de S. Luís.
1993
Fundação da África Central
Em Brazzaville, primeiro Capítulo da Fundação, até 2 de Abril; a casa principal é fixada em Libreville.