"Serem libertos da miséria, encontrar com mais segurança a subsistência, a saúde, um emprego estável; ter maior participação nas responsabilidades, excluindo qualquer opressão e situações que ofendam a sua dignidade de homens; ter mais instrução; numa palavra, realizar, conhecer e possuir mais, para ser mais: tal é a aspiração dos homens de hoje, quando um grande número de entre eles estão condenados a viver em condições que tornam ilusório este legítimo desejo. Comungando nas melhores aspirações dos homens e sofrendo por os ver insatisfeitos, a Igreja deseja ajudá-los a alcançar o seu pleno desenvolvimento."
Populorum Progressio, nº 6 & 13
1879
U.S.A.
Apesar das sérias advertências contra a aceitação de Afro-Americanos como membros da Congregação, o P. Strub corajosamente começa a admitir alguns como postulantes Irmãos em Arkansas. Como antigo missionário no Senegal, tinha visto os Negros Africanos tornarem-se excelentes religiosos e padres.
1967
Roma
Encíclica Populorum Progressio. A questão social tornou-se mundial por causa das situações de injustiça que bradam aos céus. A justiça é o novo nome da paz.
1985
Espanha
Desde o seu início, a comunidade do Noviciado de Aranda del Duero tem escolhido, para as suas actividades apostólicas, as classes sociais mais desfavorecidas à sua volta: anormais, ciganos, doentes do Hospital, idosos do Asilo e tóxico-dependentes. A Província solidariza-se com o projecto e firma com Adroga um contrato “ad experimentum”.
1942
Guiné Conakry
O P. Le Mailloux lança, em Conakry, a primeira secção da Acção Católica (J.O.C.).