"No Capítulo de Itaici, foi dito que “a nossa missão antes de ser estratégia é espiritualidade, que somos evangelizados ao mesmo tempo que evangelizamos”. Descobrimos aí a presença de Cristo e do seu Espírito, como S. Paulo (2 Cor 3, 1-4)). Como ele, precisamos de tempo de oração para interpretar diante de Deus a nossa experiência apostólica, para discernir o que é assunto de louvor e o que é assunto de súplica e de pedido de perdão. De facto, o que faz viver e torna felizes os espiritanos, são em geral as suas relações pastorais e missionárias. A formação inicial e permanente deveria ensinar a purificá-las e a fazer delas uma fonte de oração."
CGA Dacar 4, 4.4
1948
Portugal
É comprada a Quinta da Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana, para aí se construir o Seminário de Teologia, tendo a chave sido entregue a 31 de Julho. No primeiro Domingo do Advento, no velho palacete da Quinta, foi celebrada a primeira missa.
1850
C.S.Sp.
O P. Le Vavasseur, chamado de Bourbon pelo P. Libermann para o assistir nas tarefas de superior da Congregação do Espírito Santo, é nomeado Conselheiro Geral da Congregação.
1919
Bélgica
Retomada da escola de Lierre e do grande escolasticado de Leuven. Os noviços vão para Orly. Os espiritanos franceses deixam Gentinnes, que se torna escola apostólica dos alunos belgas francófones. Leuven torna-se a residência do Superior provincial e da Procuradoria das Missões.
1950
Serra Leoa
Durante o Ano Santo muitos africanos de Oeste vão em peregrinação a Roma. Aí, o Papa Pio XII anuncia a criação da hierarquia da África de Oeste. A Serra Leoa é elevada a diocese sob a autoridade da Santa Sé.