"Não gosto muito que você não esteja à frente da Missão do Senegal, e custa-me imenso a compreender que não tenha sido fundado um Seminário pela sua Congregação, ou em Gorée ou em S. Luís. No Colégio fundado pelo Governo em S. Luís, há vários jovens que querem ser padres. Entre outros estudos têm também o do latim. Faça rapidamente qualquer coisa com M. Cabeuil, de Gorée."
Mgr Barron a Libermann, 08.04.1845, ND 5, p. 78
1709
Guiana
Chegada dos Jesuítas. Eles encarregam-se de todas as tarefas missionárias na Guiana até à supressão da Companhia (1784) e à substituição tomada pela Congregação do Espírito Santo em fins de 1775.
1878
África de Leste
A primeira expedição dos Padres Brancos para o interior é organizada pelo P. Baur e Ir. Oskar, Espiritanos. Deixa o Bagamoio com 300 carregadores em direcção aos Grandes Lagos da África Central. Três outras caravanas, organizadas do mesmo modo seguem em 1879, 1883 e 1887.
1947
Senegal
Mgr Marcel Lefebvre é o novo Vigário Apostólico de Dacar. Ele chama sucessivamente os Padres Brancos, os Padres Maristas, os Missionários do Sagrado Coração de Issiodoun, os Padres Maronitas, as Irmãs da Apresentação de Maria, os Carmelitas (em 1950), etc... Multiplica as paróquias tanto em Dacar como no interior.
1958
Canadá
O Conselho Geral erige a nova comunidade do Espírito Santo, em lugar da comunidade de Daulac, aí vai ficar o grande escolasticado com uma equipa directiva de 4 padres (Superior, ecónomo, directores espirituais, professores); ele será fechado a 24 de Janeiro de 1979.