"[No seu trabalho missionário] precisará de coragem, de paz, de humildade interior e de confiança só n’Ele, acompanhada de desconfiança cristã nas suas próprias luzes e forças. Precisa de uma grande força não tanto para lutar contra as oposições exteriores, seguramente essa não lhe faltará; mas para lutar contra si mesmo nos sofrimentos, nas contradições, nos fracassos, a fim de não se perturbar nem se afligir muito. É preciso saber suportar as suas penas com a calma dum homem de Deus."
Libermann, a Mgr Bessieux, 30.08.1850, ND XII, p. 349-350
1995
Angola
É nomeado o primeiro bispo angolano da Congregação, Dom Benedito Roberto.
1842
S. C. de Maria
Primeira visita de Mgr Barron, Vigário Apostólico das Duas Guinés, a La Neuville; o P. Libermann promete-lhe 7 missionários.
1843
S. C. de Maria
Exactamente um ano depois, morte do primeiro destes missionários do S. C. de Maria, Léopold Regnier, no Cabo das Palmas.
1843
Haiti
O P. Tisserant é recebido pelo General Hérard, chefe do governo provisório. Obtém liberdade para o seu ministério, a permissão de fazer vir confrades e de abrir um Seminário-Colégio. O Presidente encarrega o P. Tisserant de advertir a Santa Sé de que ele está pronto a recomeçar negociações com Roma. Este acordo não terá seguimento.