"[Se tivéssemos podido chegar a ter uma fundação na República do Haiti] desse modo teríamos destruído os preconceitos ridículos que infelizmente têm alimentado a ambição e o interesse dum punhado de homens em prejuízo de tantos milhões de almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo sangue de Jesus Cristo. Estou convencido que o nosso sucesso teria sido completo e que teríamos feito ver aos delatores da raça africana que apesar de não ter a pele branca não são menos filhos de Deus que eles, que não têm menos elevação de alma, que não são menos capazes de receber a fé e a sã moral, numa palavra, que a cor em nada dá inferioridade."
Libermann ao Sr. Percin, 02.11.1846, NDVIII, p. 333-341
1926
Roma
A condenação da “Action Française” por Pio XI leva à demissão do P. Le Floc’h, reitor do Seminário Pontifício Francês em Roma.
1947
Nigéria
Chegada à Nigéria para a Prefeitura Apostólica da Benue dos primeiros Espiritanos Canadianos neste país. Colaborarão com os confrades da Província da Inglaterra durante alguns anos. Depois, o território que lhes estava confiado tornar-se-á Distrito autónomo de Kabba em 1962.
1961
Nigéria
Fundação da Congregação das Filhas de Maria Mãe de Misericórdia pelo Bispo Anthony Nwedo C.S.Sp., da diocese de Umuahia.
1974
Etiópia
O P. Owen Lambert vai a pé para Eli, no coração das montanhas de Gamo-Gofa, para se juntar à peregrinação anual ao Arcanjo Gabriel. As 50.000 pessoas ganharam aí forças na reflexão que eventualmente provocou a orientação de todo o grupo. Como pode a nossa missão aqui ter pertinência se ela não tem em conta esta tradição cristã?