"Um apóstolo de Jesus Cristo nunca se pode deixar abater pelos obstáculos. Suportai-os com paz, com paciência, mas permanecei sempre firmes nos vossos projectos solidamente úteis para a glória de Deus e salvação das almas. Condescendei por algum tempo com os obstáculos e dificuldades que não podeis superar por agora, esperai a hora de Deus com confiança, sede fiéis e esta hora chegará."
Libermann, à primeira comunidade missionária, Cabo das Palmas, meados de Janeiro 1844, ND.VI, p. 3
1885
Brasil
Sete padres espiritanos, todos franceses, chegam a Belém a bordo do navio inglês “Paraense”.
1903
Bélgica
Em consequência das leis Combes, as escolas de Cellule e de Merville são transferidas para Gentinnes; o castelo deste mesmo generoso doador, Sr. Wégimont; Gentinnes fica ligado à Província de França até 1919.
1925
Polónia
Instalação na nova sede do Seminário Menor em Bydgoszcz, “o Internato do Espírito Santo”. Daí os futuros padres iam para Friburgo, na Suíça e para Chevilly, na França. O desenvolvimento do Internato foi interrompido pela segunda guerra mundial.
1984
Serra Leoa
O Administrador Apostólico de Kenema foi ordenado bispo. Um grande período de desenvolvimento e Africanização. Para os Espiritanos este tempo marcou o começo da Fundação da África de Oeste que compreende o Gana, Norte da Nigéria, Serra Leoa e Gâmbia. Desenvolveu-se muito em número e influência, com missionários desses quatro países a trabalhar em muitas partes do mundo.
1986
Guiné Conakry
Os Espiritanos regressam à Guiné.