"Porquê a missão ? Porque a nós, como a S. Paulo, “nos foi dada esta graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo” (Ef. 3,8). A novidade de vida n’Ele é a Boa Nova para o homem de todos os tempos; a ela todos os homens são chamados e destinados. Todos, de facto a buscam, mesmo se às vezes confusamente, e têm o direito de conhecer o valor de tal dom e aproximar-se dele. A Igreja, e nela cada cristão, não pode esconder nem guardar para si esta novidade e riqueza, recebida da bondade divina para ser comunicada a todos os homens. Eis porque a missão, para além do mandato formal do Senhor, deriva ainda da profunda exigência da vida de Deus em nós."
Redemptoris Missio, nº 11
1923
Trindade
Confrades alemães trabalham na Trindade: o P. Leimann volta para lá e os Irmãos Benno e Florian, um serralheiro e um marceneiro, são nomeados para a Trindade. O P. Leonard Graf trabalha na Trindade até aos anos 60
1945
África do Sul
Estes anos são caracterizados pelo incremento da actividade construtiva; neste período foram construídas: 29 igrejas, 8 capelas, 5 escolas, 11 residências paroquiais, 12 casas para catequistas e 3 salas paroquiais.
1986
Congo Kinshasa
O Conselho Geral cria a Fundação espiritana do Zaire.
1995
França
Publicação do primeiro número de “Mémoire Spiritaine”.