"Na África onde luz e trevas, alegria e tristeza, esperança e desânimo, boa saúde e má disposição se seguirão de uma maneira tão desconcertante e tão rápida, precisamos de uma dose excepcional de alegria. Eu suponho que é uma das razões por que S. Paulo – o grande missionário – insistia tanto na alegria. Vós lembrareis o seu “Gaudete, iterum dico: gaudete”."
J. Shanahan, às Irmãs do Santo Rosário, 02,07,1934, Ltrs I, 100
1847
Austrália
Vindo da sua missão de Albany & Mollyalup onde os missionários do Sagrado Coração de Maria estavam completamente abandonados, o P. Thévaux chega a Perth. Várias entrevistas violentas se realizaram com o bispo, que deu sinais de algum desarranjo mental. Finalmente o P. Thévaux resolve voltar a França para dar conta da situação; ele conduziria os seus dois confrades para a Maurícia.
1851
Guadalupe
Mgr Lacarrière embarca para a Guadalupe e Mgr Leherpeur para a Martínica. São os primeiros bispos das novas dioceses, cuja criação é uma das últimas grandes obras do P. Libermann.
1866
Angola
Desembarcam no porto do Ambriz (Angola), a bordo do navio Lincolshire os três primeiros espiritanos: P Joseph Marie Poussot, Vice-Prefeito, P. Antoine Espitallié e o agregado Etienne Billon.
1921
Makurdi
Primeiro esforço sério na missão entre os Tiv: Os Padres Mellett e Douvry estabelecem-se em Ogoja, nordeste do país Igbo, a grande distância da vasta região do norte, ainda inexplorada.