"Quando todos os nossos companheiros de infortúnio foram chicoteados, fizeram-nos sair em fila das celas. Em fila indiana saímos do corpo da guarda, mas à porta foi preciso esvaziar os bolsos ; só temos o direito de conservar o terço. No momento em que eu chegava à porta, vi os soldados bêbedos a bater nos prisioneiros com golpes de coronha de espingarda para os fazer andar mais depressa. Andávamos todos de pés descalços. Percebemos que não íamos para a missão, mas num sentido diferente. Na sua companhia andei cerca de trinta metros debaixo dos golpes. Mgr. Kabwe abençoava-nos a todos quando passávamos diante dele. Ele quis juntar-se a nós, mas os soldados impediram-no de o fazer."
Massacre de Kongolo. 01-01-1962, testemunho do P. Jules Darmond
1979
Etiópia
A equipa espiritana apresenta-se às pessoas (aos mais velhos) antes de começar o seu trabalho de evangelização à volta de Dadim. Os mais velhos aceitam que aqueles que quiserem ser baptizados na Igreja católica são livres de o fazer sendo totalmente reconhecidos como verdadeiros Borana.
1994
Serra Leoa
O P. Felim McAllister, Irlandês, é morto em Panguma, no seu carro por um grupo armado; tinha 53 anos e trabalhava na Serra Leoa desde 1968. Tinha-se dedicado ao serviço das populações, com um programa de ajuda aos refugiados nesta zona de insegurança.
1897
Malawi
O Vicariato do Niassa é confiado aos Padres Brancos; seis anos mais tarde a Prefeitura de Shire (metade Sul do Malawi) é confiada aos Monfortinos.
1956
C.S.Sp.
O Cardeal Eugênio Tisserant vai a várias capitais da África de Oeste francófone, para entronizar a nova hierarquia eclesiástica, proposta por Mgr Marcel Lefebvre, delegado Apostólico. Doravante a Igreja local é encarregada da missão: a Congregação não tem mais território próprio.