"Pelo verão de 1837, Libermann deixou S. Sulpício e foi para Rennes para junto de M. Louis, superior dos Eudistas, com a esperança de fazer algum bem nesta congregação para a salvação das almas. M. Louis tinha insistido muito para que o seguisse, e dois meses depois da sua entrada, pôs Libermann a Mestre de noviços. Ele encontrou esta sociedade, apesar do zelo daquele que a dirigia, num estado de desordem muito grande, e via, com o coração cheio de tristeza, fracassar todos os seus esforços contra os meios que ele tomava ou indicava para remediar o mal."
Mémoire Tisserant
1863
África de Leste
O P. Horner desembarca no Zanzibar e traz com ele o P. Baur e dois irmãos. Quase todos os primeiros convertidos são escravos livres. A ideia do P. Horner é pôr estes convertidos em aldeias, onde possam aprender religião, agricultura e uma profissão. O P. Horner estuda a costa do continente e escolhe o Bagamoio como o lugar mais apropriado para o seu projecto.
1876
Guiana
O P. Emonet, Prefeito Apostólico – e futuro Superior Geral – consagra a Guiana ao S. C. de Jesus.
1939
Guadalupe
A diocese tem 61 padres, dos quais 22 seculares e 39 espiritanos.
1965
Mauritânia
Morte num acidente de Mgr Landreau, primeiro Prefeito Apostólico (1955) da Mauritânia, na aterragem do avião militar, em Zouerat, onde está sepultado.