"Apresentámo-nos em Roma diante dos Superiores Eclesiásticos sem nenhuma aparência, nenhuma garantia e nenhum apoio. Há apenas um plano a apresentar. Só se deviam esperar recusas, sobretudo lá onde se está tão cheio de sabedoria; mas também é o Espírito Santo que tudo conduz, e é nisso que encontro a minha grande alegria e a minha inesgotável consolação. O Espírito Santo conduz o Chefe da Igreja e aqueles que o ajudam no governo da Igreja. Por eles somos encorajados e nos é dada uma espécie de aprovação escrita, e estes encorajamentos foram várias vezes reiterados nas cartas que Sua Eminência o Cardeal Prefeito da Propaganda nos endereçava. Quem fez tudo isso ? Eu não fiz nada, entreguei tudo a Maria, pondo toda a minha confiança na incompreensível bondade do seu Imaculado Coração."
Libermann a Desgenettes, 07.02.1844, ND VI, p. 44-45
1840
Libermann
Libermann chega a Roma, com Maxime de la Brunière, para apresentar à Propaganda Fide o projecto da Obra dos Negros.
1886
Nigéria
O P. Joseph Lutz e os seus companheiros espiritanos assinam um acordo com o chefe de Onitsha, Obi Anazonwu sobre um pedaço de terra junto do rio Niger, o qual se tornou a base da primeira missão espiritana na Nigéria. O bispo anglicano, Samuel Ajayi Crowther a quem tinha sido prometida graciosamente esta terra cedeu-a para a Missão Católica – uma verdadeira demonstração prévia do espírito de ecumenismo.
1921
França
Fundação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo.
1999
México
Ordenação sacerdotal dos dois primeiros padres espiritanos mexicanos : Juventino Hemandez Flores e Victor Martinez, em Aquismon, na aldeia natal deste último.