"Em cada página das suas cartas e dos escritos espirituais, o nosso Venerável Padre lembra-nos que a vida missionária é essencialmente de ordem sobrenatural e que as obrigações da nossa vida religiosa devem encontrar o seu lugar normal no quadro do nosso ministério. Se portanto queremos que a nossa acção apostólica produza resultados duradouros e profundos, é preciso ao mesmo tempo que nos entreguemos ao serviço das almas que nos são confiadas, não negligenciar o trabalho da nossa santificação pessoal e permanecer fiéis, custe o que custar, às obrigações que nos impõem as nossas Constituições e que nós livremente abraçamos."
P. Francis Griffin, Carta à Congregação, 30.07.1950
1974
Província da África de Leste
O primeiro grupo de noviços da Fundação da África de Leste, faz a sua primeira profissão. São: Liberatus Kundy, Daniel Macha, Paul Chuw e Alois Minde
1847
Austrália
O bispo Brady tinha feito um acordo verbal com o P. Libermann em Amiens (1845) que a sua Congregação teria o controle do Vicariato ; mas ele quebrou este acordo. Os religiosos deviam encarregar-se dos os aborígenes.
1885
Congo
A conferência de Berlim faz a divisão da região da prefeitura do Congo entre Portugal (Angola e o enclave de Cabinda), o rei Leopoldo II (o Estado independente do Congo) e a França (Congo francês).
1975
México
Período de grandes dificuldades por causa da instabilidade do pessoal durante 14 anos; mas também período de escuta das pessoas, de adaptação, de formação de catequistas, de criação de movimentos laicais, de cursos profissionais, com a ajuda de leigos e religiosas americanas. Graças aos catequistas índios, fazem-se traduções (missa, catequese, ritual Tenek). Várias vocações sacerdotais diocesanas e religiosas.