"O missionário, o Superior e o chefe de Missão, cada um na sua esfera, só vê aquilo de que está encarregado, o bem que tem diante de si e precipita-se sobre o campo de batalha com todo o ardor do seu zelo, fica totalmente absorvido pela sua obra e esquece que pertence a um corpo que deve caminhar junto e liberta-se muito facilmente dos laços pelos quais Deus o ligou a isso. Daí resulta que há tanto missionários quanto homens isolados... e destrói-se a vida de comunidade para se entregar ao ardor do seu desejo... Um corpo desconjuntado não pode mais mover-se, só tem vida de sofrimento."
Libermann, a Collin, 21.09.1851, NDXIII, p. 293-297
1838
França
Ordenação sacerdotal de Tiago Laval, por Mgr de Quélen, arcebispo de Paris. Ele vai-se encarregar da paróquia de Pinterville, diocese de Evreux, durante dois anos e meio, antes de partir para a Maurícia.
1996
México
25 anos de presença espiritana no México. Lembramos os três primeiros confrades que abriram a estrada há um quarto de século, com vários casais americanos Robert e Dorothy Sutherland, Henry e Joséphine Baker, hoje integrados nos grupos de leigos associados: durante 13 anos, vários meses por ano, trabalharam nestas missões da Huasteca.
1997
Austrália
Como 1892 marcou a partida da Comunidade do Espírito Santo de Victoria, 1997 marca o seu regresso à actividade pastoral em Melbourne. Renovamos o nosso conhecimento com Ballarat; os irmãos foram muito bem-vindos quando da visita dos nossos padres, e lembram com apreço os esforços que os nossos padres fizeram no princípio deste importante colégio.
1999
Makurdi
O número total de Espiritanos trabalhando no Distrito de Makurdi, que abrange as quatro dioceses de Otukpo, Makurdi, Jalingo e Yola permanece em 17 padres e um Irmão.