"Um navio tem as velas e o leme. O vento sopra e fá-lo andar na direcção que deve tomar... no entanto, esta direcção seria muito vaga e por vezes poderia desviar o navio; há então um leme que o dirige exactamente na direcção que deve tomar sem se afastar dela absolutamente nada. A tua alma é o navio, o coração representa a vela, o Espirito Santo é o vento; ele sopra na tua vontade e a tua alma avança, caminha para o fim que Deus te propõe. O teu espírito é o leme que deve impedir que, na força e vivacidade do movimento dado ao teu coração, saias da rota determinada pela Bondade divina."
Libermann, a Blanpin, 01.01.1845, N.D. VII, 148
1706
Poullart
Cláudio Poullart des Places recebe o Subdiaconado.
1842
S. C. de Maria
O P. Desgenettes, pároco de Nossa Senhora das Vitórias em Paris, dá a conhecer a Mgr Barron, Vigário Apostólico das Duas Guinés, o P. Libermann e a nova Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração de Maria, em Amiens.
1845
Senegal
O terreno da missão de Dacar é comprado (no lugar onde se encontra a câmara actual). Estando este situado no continente e não na ilha de Gorée, os missionários estarão fora da jurisdição dos padres do Espírito Santo.
2000
TransCanadá
Fazendo um balanço dos numerosos frutos colhidos ao longo dos seus 22 anos de existência como Distrito de Ontário e dos seus 24 anos como Província do TransCanadá, os Espiritanos da circunscrição sintetizam assim o seu dinamismo apostólico: Estamos agradecidos pelo passado, e olhamos o futuro com esperança.