"O missionário é o homem das Bem-aventuranças. Antes de os enviar a evangelizar, Jesus dá instruções aos Doze indicando-lhes os caminhos da missão : pobreza, humildade, desejo de justiça e paz, aceitação do sofrimento e da perseguição e caridade, isto é, precisamente as Bem-aventuranças, concretizadas na vida apostólica. Vivendo as Bem-aventuranças, o missionário experimenta e demonstra concretamente que o Reino de Deus já chegou e ele já o acolheu."
Redemptoris Missio, n º 91
1862
África de Leste
No seguimento das diligências junto de Roma e da Congregação feitas por Mgr Maupoint, bispo de Bourbon, delegado apostólico para a África Austral e fundador da Missão do Zanzibar, o Rev. P. Schwindenhammer aceita a Missão do Zanzibar.
1920
França
A Congregação compra a propriedade de Allex para transferir para lá a Escola dos “Petit-Clercs de Saint Joseph” fundada em Beauvais, enviada depois para Seyssinet e para Susa (Itália).
1956
Congo Kinshasa
Erecção do novo Vicariato apostólico de Kindu. Abrange a parte norte do Vicariato de Kongolo e uma parte sul do Vicariato de Stanleyville (Kinsangani).
1992
Angola
O Padre Abílio Guerra, espiritano português, 47 anos de Angola, é morto em Luanda em circunstâncias misteriosas: preso à entrada da Casa Provincial, é encontrado morto no dia seguinte numa rua da periferia, manifestando sinais evidentes de torturas.