"Desde o início, a dedicação aos pobres foi sempre um grandes compromissos da Congregação. O nosso trabalho com as minorias, com os que são explorados nas grandes cidades, com a juventude marginalizada pela sociedade, nenhuma destas actividades pastorais são novidade para os discípulos de Poullart des Places e Libermann. Ao contrário, são obrigações fundamentais e bem expressas na Regra de Vida... A nossa missão é acima de tudo um compromisso de libertação em nome de Jesus Cristo e em favor de todos os marginalizados. O Evangelho não é apenas uma mensagem, é um projecto de amor que pretende a transformação deste mundo através da Justiça e da Paz."
Itaici, n º 14
1794
Martínica
Chegada, em circunstâncias fortuitas, do primeiro espiritano à Martínica: M. François Legrand, missionário espiritano na Guiana, condenado à expulsão. Pároco da paróquia de Gros-Morne de 1794 a 1807, regressa à Guiana, onde se torna Prefeito Apostólico.
1870
África de Leste
Uma grave epidemia de cólera vitima mais de 1000 pessoas na missão do Bagamoio. Morre também a Irmã Julienne das Filhas de Maria, uma colaboradora dos Pioneiros espiritanos.
1955
C.S.Sp.
De 17 a 24 de Abril, Conferência de Bandoung, na Indonésia. 29 países afro-asiáticos condenam o colonialismo, a discriminação racial e as armas nucleares.
1962
Makurdi
A sede da diocese de Otukpo transfere-se para Makurdi passando no futuro a ser conhecida como diocese de Makurdi.