"A união da nossa alma a Deus é uma entrega e um afectuoso (amoroso) abandono de tudo o que somos nas suas mãos, afim de não podermos mais agir nem viver a não ser por ele, com ele e nele. A entrega implica a renúncia total de si mesmo, o abandono, a tendência para Deus, pela qual a nossa alma em todos os seus movimentos tem em vista Deus, e repousa nele (no seu seio) no fundo do seu interior. É ainda, se se quiser, a efusão do coração, ou a ternura na santa presença de Deus, ou a fé com a qual se adere simplesmente à eterna verdade, em tudo, por toda a parte e sempre. É portanto uma união de amor e não um esforço da natureza."
Escritos Espirituais, Suplemento, p.17-19
1870
Angola
Morre, em Luanda, o P. Fulgence Lapeyre com 28 anos de idade. É a terceira vítima da missão de Angola. O agregado Billon tinha já falecido, bem como o P. Espitallié.
1882
França
Funerais de Le Vavasseur, na capela do Seminário do Espírito Santo.
1918
Guiné Conakry
Mesmo antes do fim da guerra, o P. Lacas funda a missão de Kourouss.
1970
Espanha
A Província adere à constituição da Associação de Institutos exclusivamente missionários (ASIEM) e ao movimento de serviço conjunto de Animação Missionária, formado pelos mesmos Institutos como sinal de unidade e universalidade eclesiais da Missão, de testemunho e serviço à Igreja local.