"Logo que se tornaram possíveis condições históricas aos missionários espiritanos – por volta de 1730 – as missões estrangeiras foram acrescentadas à lista dos trabalhos mais pobres. Então, o esplêndido trabalho feito pelas poucas dúzias de padres que foram para o Canadá e para o Leste longínquo induziram o capelão geral das colónias a propor à Congregação para aceitar oficialmente a instrução no ultramar. Quando esta proposta foi aceite, a nova situação induziu o conselho de administração responsável pelos estudantes e educadores que legalmente constituíam o Instituto, a aceitar missionários como associados. (Henry Koren C.S.Sp., Essay in the Spiritan Charism and on Spiritan History, Spiritus Press, p. 51)"
1882
França
Morte de Frédéric Le Vavasseur, em Paris.
1863
África de Leste
A Congregação encarrega-se da África de Leste e Zanzibar (Prefeitura Apostólica do Zanzibar). Mgr Maupoint torna-se delegado Apostólico para a África de Leste e Prefeito Apostólico da nova Prefeitura.
1903
Argélia
No quadro das leis de laicização, é dada autorização verbal pelo Governo francês para manter em Misserghin uma casa de hóspedes e de repouso para os espiritanos doentes ou reformados.
1966
Mauritânia
Criação da diocese de Nouakchott, abrangendo toda a Mauritânia. Mgr Michel Bernard, Espiritano, é o seu primeiro titular.