"A partir de agora, a Congregação tem de aceitar que a Igreja de origem é uma parte da Missão. Infelizmente, ainda não podemos dizer que isso é verdade em toda a parte. Ainda existem profundas divisões por causa deste facto. Anteriormente, a teoria era que a nossa Missão era exclusivamente “fora do país”, e que as Províncias de origem só tinham de fornecer às “Missões” pessoal e meios materiais. Isto hoje já não verdade. Além disso, nós sabemos que o nosso Venerável Padre teve sempre vistas mais largas que estas."
P .Timmermans, Superior Geral, Relatório ao 15° Capítulo Geral, 1980, em Chevilly
1901
Argélia
Acta de cedência pelo Instituto dos Irmãos de Nossa Senhora da Anunciação à Congregação do Espírito Santo, do Orfanato e da Propriedade de Misserghin. Vários Irmãos de Nossa Senhora da Anunciação tornam-se espiritanos entre os quais o Ir. Clément Rodier, inventor da célebre “Clémentine”.
1940
Nigéria
Os Espiritanos alemães chegados à região de Benue em 1930, são obrigados a partir em 1940; são internados na Jamaica enquanto dura a guerra, e até 1947. Durante este tempo, 29 padres e 10 irmãos trabalham na evangelização da região.
1950
Tefé
É criada a prelazia nullius de Tefé, e Joaquim de Lange é sagrado seu primeiro bispo, a quem sucede Dom Mário Clemente Neto, em 1980.
1973
Fundação da África de Leste
O primeiro grupo de noviços foram recebidos no Noviciado marcando o início da Fundação de África de Leste (Usa River).