"A Congregação do Espirito Santo foi fundada no dia de Pentecostes de 1703 por Poullart des Places, da diocese de Rennes, com o fim de educar eclesiásticos destinados a consagrarem-se às obras mais abandonadas. Durante muito tempo esta obra subsistiu apenas com as esmolas de pessoas caritativas; o venerável fundador ia ele próprio procurá-las, depois servia os alunos com as suas próprias mãos e prestava-lhes os serviços mais humildes."
Fr. Libermann, Notícia sobre a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria e sobre as suas obras, 1850
1703
C.S.Sp.
Cláudio Francisco Poullart des Places, em mil setecentos e três, nas Festas do Pentecostes, sendo apenas aspirante ao estado eclesiástico, começou a fundação da dita comunidade e Seminário consagrado ao Espírito Santo, sob a invocação da Santíssima Virgem concebida sem pecado”.(Um antigo registo dos arquivos espiritanos, copiado em “Gallia Christiana).
1998
Fundação da África Central
O Conselho Geral de Roma pensa que ao fim das reflexões de Kribi (Camarões), os 4 Distritos Fundadores da FAC podem encarar a sua fusão e constituir a Província da África Central.