Tempestade de Areia é um drama israelita que confronta as vontades individuais e as regras tribais, tendo Elite Zexer como diretora e guionista.
O filme leva-nos a uma tribo de beduínos muçulmanos no sul de Israel.Começa com uma jovem, Layla, a conduzir uma carinha, e termina com a mesma, casada, num casamento arranjado atrás de uma grade. O filme conta a história de Jalila, que prepara o casamento do marido com a segunda mulher muito mais nova que ela, e que em simultâneo descobre o envolvimento da filha mais velha, Layla, com um colega de universidade palestiniano, uma relação que a família não aceitaria.
Tempestade de Areia foi selecionado para representar Israel na competição pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. A realizadora Elite Zexer levou vários anos a concluir o guião, empenhada em transmitir com fidelidade uma cultura diferente da sua. Hoje o mundo atravessa grandes mudanças, e o equilibrio entre preservar tudo aquilo que amam nas suas tradições e os desafios de hoje é dificil e é um processo “sem manual”.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri na seção ‘World Cinema Dramatic’ no Festival de Sundance em 2017, é um filme que não expõe culpados mas perspectivas.