Ritmos do Mundo

Rubrica mensal do jornal "Ação Missionária" assinada por vários autores

Muros e Tampões

E assim anda a vida da União Europeia: indignados com os muros de Trump e felizes com os seus tampões

Duas referências

António Guterres convida-nos à atitude de um olhar mais aberto sobre a diversidade do mundo; o P. José Manuel Sabença à alegria, o otimismo e a prontidão na entrega.

Dia Mundial dos Pobres

Indo ao encontro do apelo do Papa, não chegam os sinais concretos dados durante o último Ano Santo. As “novas formas de pobreza espiritual e material, que comprometem a dignidade das pessoas” estão aí, à espera que lhes demos uma resposta.

Que é a Verdade?

Apesar de vivermos na chamada sociedade da informação, o que grassa é a desinformação

Insónias

"Fiquei em estado de choque quando ouvi um analista a dizer que a vitória de Trump era quase certa. Não voltei a adormecer."

Canonização da Misericórdia

«Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las», terá dito Teresa de Calcutá. De que serve, pois, a cada um de nós, assistir à voracidade dos acontecimentos do mundo, se não se dispuser a intervir na sua transformação usando a única arma de que dispõe: a sua própria vida?...

A Pátria, as crianças e o sonho

No final do ano passado, dados de um relatório das Nações Unidas informam que há 10 milhões de pessoas no mundo sem nacionalidade.

Pautas do Mundo

No meio de todas estas crises reais ou potenciais, pautadas com maior ou menor dissonância, o mundo não está virado do avesso, simplesmente move-se. Para o bem e para o mal.

A Lei do Mercado

Nem “todo o ser humano ter direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”

Critérios de humanidade, critérios de Páscoa

Saibamos aprender da Páscoa de Cristo o verdadeiro e mais humano critério de Vida e Liberdade!