Ritmos do Mundo

Rubrica mensal do jornal "Ação Missionária" assinada por vários autores

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E transbordou, mediático, por todos os canais, para o país e para o mundo. Urbi et orbi.

Quo Vadis, Europa?

Se o futuro da árvore está nas raízes, a Europa terá de voltar a aprofundar as suas matrizes identitárias

Nunca lhes vão chamar “filhos-da-mãe”

Há assuntos com os quais não se brinca. Um deles é o assunto da gestação de substituição mais conhecido por “barrigas de aluguer”.

Muros e Tampões

E assim anda a vida da União Europeia: indignados com os muros de Trump e felizes com os seus tampões

Duas referências

António Guterres convida-nos à atitude de um olhar mais aberto sobre a diversidade do mundo; o P. José Manuel Sabença à alegria, o otimismo e a prontidão na entrega.

Dia Mundial dos Pobres

Indo ao encontro do apelo do Papa, não chegam os sinais concretos dados durante o último Ano Santo. As “novas formas de pobreza espiritual e material, que comprometem a dignidade das pessoas” estão aí, à espera que lhes demos uma resposta.

Que é a Verdade?

Apesar de vivermos na chamada sociedade da informação, o que grassa é a desinformação

Insónias

"Fiquei em estado de choque quando ouvi um analista a dizer que a vitória de Trump era quase certa. Não voltei a adormecer."

Canonização da Misericórdia

«Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las», terá dito Teresa de Calcutá. De que serve, pois, a cada um de nós, assistir à voracidade dos acontecimentos do mundo, se não se dispuser a intervir na sua transformação usando a única arma de que dispõe: a sua própria vida?...

A Pátria, as crianças e o sonho

No final do ano passado, dados de um relatório das Nações Unidas informam que há 10 milhões de pessoas no mundo sem nacionalidade.