Planeta Jovem

Rubrica mensal do jornal "Ação Missionária" assinada por vários autores

Uma cultura de “perdão e encontro”

«Os jovens são a esperança da Igreja, no seu caminhar e nos seus passos advínhamos os de Jesus, Mensageiro da Paz, Aquele que nos trás as boas noticias». Que grande desafio temos em mãos!

Encontro-me no teu olhar

Que para todos sejam dias de verdadeira graça. Que os sorrisos, olhares, estórias vivenciadas permitam a cada um encontrar e encontrar-se.

Tsanko, o homem que evitamos

Tsanko é o que o homem que evitamos. Aquele que nos faz passar para o outro lado da estrada porque sabemos que a verdade que transporta em si mesmo penitencia o transgressor, humilha o poder podre instituído, tornando visível a face de Deus.

E o verão aqui tão perto…

Se a idade é um posto a nossa “europa avozinha”, como lhe chamou o Papa Francisco no discurso perante o parlamento europeu, parece já não ser capaz de agir perante o mundo real perpetuando uma autêntica esquizofrenia onde tudo parece correr bem!

Das coisas que guardo no coração...

Inspirados por Maria trabalhemos o nosso coração para o elogio do outro, ultrapassando os muros do preconceito e dos estereótipos.

E tu, vens peregrinar com o Papa?

Recordamos os pastorinhos, fiéis atentos à vontade de Deus e pensamos em nós próprios como os eternos peregrinos deste caminho de Amor que fazemos com o Bom Pastor, umas vezes lado a lado, outras tentando acelerar o passo.

Que me importa que morras?

O binómio quero-tenho tornou-nos impacientes e promoveu um estilo que não favorece a reflexão profunda, ou o silêncio que são agora trocados por estímulos imediatos e por sensações cada vez mais passageiras.

Escolhas audazes

Sínodo dos Bispos, a realizar em 2018, tem como tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

Não encontro tempo

Falta coração, falta leveza no Natal que não é só no mês 12, mas sempre que encontrarmos tempo.

O que é que os santos podem fazer pelos jovens?

Os santos são o exemplo que nós jovens precisamos, as memórias vivas que nos demonstram que é possível caminhar intemporalmente ao lado de Jesus, numa fé convicta Naquele que nos ama infinitamente.