O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias

Novena do Pentecostes 2017

Introdução

Caros confrades e amigos espiritanos.

Este ano, o Conselho geral pediu à comunidade do noviciado no Vietname que redigisse o texto da novena do Pentecostes. Nós decidimos convidar a Congregação e os Leigos Espiritanos a meditarem na presença do Espírito Santo nas famílias.

Como seres humanos, todos iniciámos a existência no seio de uma família, que nos deu a vida e, em princípio, o amor. Para a maior parte de nós, a fé foi-nos transmitida pela nossa família. Como consagrados e missionários, somos chamados a encorajar outros a viverem de acordo com a sua vocação à santidade. A fidelidade à nossa vocação é um grande estímulo para os leigos, especialmente para as famílias. Eles têm necessidade de nós como nós temos necessidade deles.

Esta novena de Pentecostes foi escrita com a contribuição de nove famílias espalhadas pelo mundo, que vivem a espiritualidade espiritana. Os próprios noviços trabalharam como uma família para elaborar o texto. Convidamos os espiritanos e as famílias nossas colaboradoras, a meditarmos juntos sobre as graças recebidas nas nossas famílias de origem e a deixarmo-nos inspirar por esta novena para nos colocarmos ao serviço das famílias que vamos encontrando no serviço pastoral. Como subsídios desta reflexão servimo-nos da Bíblia, da Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia, e dum documento da Conferência Episcopal da Ásia sobre a Família. Graças à presença crescente de espiritanos na Ásia, vamos construindo pontes entre a Ásia e o resto do mundo. Damos graças ao Espírito Santo por esta nova realidade presente na nossa Congregação. Que o Espírito Santo derrame as suas bênçãos sobre cada um de nós para que possamos continuarmos a beneficiar dos seus frutos: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, o serviço, a bondade, a benignidade, a mansidão, a confiança nos outros, a modéstia, a continência, a castidade. Amen