Liturgia

  • SEGUNDA-FEIRA da semana XII

    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Gen 12, 1-9; Sal 32 (33), 12-13. 18-19. 20 e 22 Ev Mt 7, 1-5 * Na [...]

Familiarizar-se com a voz do Pastor

O domingo do Bom Pastor é o Dia Mundial de oração pelas Vocações. À semelhança de Cristo, também todos nós devemos cultivar atitudes de doação e de grande disponibilidade para os outros, para que eles se tornem também para nós mais importantes que o nosso relógio, a nossa agenda...

Segue-me!

O Evangelho do 3º Domingo de Páscoa apresenta-nos um modelo de itinerário vocacional, sobre o qual vale a pena refletir.

Os rios da misericórdia divina

"É só passando do ‘ter’ misericórdia ao ‘ser’ misericórdia que nos tornaremos parecidos com o nosso Deus, Ele que é a misericórdia."

Emaús: de lugar a atitude

Para podermos testemunhar ao mundo de hoje a ressurreição de Jesus, temos de nos tornar romeiros destes caminhos de Emaús, que são os caminhos da misericórdia.

A pergunta e a resposta

Domingo de Ramos

Num tempo em que o debate sobre a eutanásia trouxe para a ordem do dia de todos nós o tema da dor e do sofrimento, e do absurdo de um sofrimento sem sentido, mesmo para nós cristãos, torna-se indispensável fixarmos o nosso olhar em Cristo crucificado que,...

O caminho novo da misericórdia

O caminho novo que o Senhor quer abrir, para fazer brotar rios de misericórdia na aridez dos nossos desertos existenciais.

Oásis de misericórdia

Como tudo seria diferente se conseguíssemos aprender um bocadinho do bom que há em cada um destes três personagens, que compõem um dos mais belos textos da literatura bíblica, particularmente da omnipresença deste pai, inegavelmente a figura central desta narrativa.

A sarça ardente

Na vida de cada chamado(a) há sempre uma ‘sarça ardente’, que o(a) atraiu e levou a encontrar-se com este Deus diferente, sempre preocupado com a sorte dos homens.

Olha para o céu

Este convite - “olha para o céu” -, Deus o repete hoje a cada um de nós, por mais complicada que seja a situação em que nos encontremos.

Escuta orante e ativa

A Quaresma deste Ano Jubilar deve ser "um tempo favorável para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia".