LIAM

Um movimento de leigos ao serviço da Missão

Falar da LIAM é sinónimo de um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. Fundado, em Fátima, no ano de 1937, este ano celebramos 79 anos de existência.

É um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras.

A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos em 2003. Hoje são mais de 320 grupos paroquiais que se reúnem para rezar, refletir, organizar campanhas, concretizar iniciativas solidárias.

Ao longo destes 79 anos de existência muita coisa se foi fazendo nas comunidades locais em prol da Missão. Estes grupos missionários procuram dar corpo ao pedido lançado em 2010 pelos Bispos portugueses para que fizéssemos da nossa Igreja uma Igreja mais missionária. Para isso, a LIAM procura alargar a sua área de ação às paróquias contagiando, assim, o povo de Deus para esta chama missionária que deve brilhar nos corações dos crentes e baptizados.

A História do Movimento Liamista continua a ser escrita. Nela entram centenas de grupos e milhares de pessoas, experiências de Fé, gestos de generosidade e de silêncio que escapam às fontes de informação de qualquer historiador.

Todos os anos, são editados o Calendário e o Almanaque. Todos os meses são impressos o jornal ‘Ação Missionária’.

Em 2015 realizou-se, em Fátima, o Encontro Nacional de responsáveis de núcleos com cerca de 350 participantes vindos de norte a sul de Portugal.

Clique aqui para conhecer melhor a LIAM, ou siga-nos no facebook.

Sede:

Rua de Santo Amaro à Estrela, 51
1200-801 LISBOA

Tel.: 213933000  Fax: 213933019

Contacte-nos

Notícias

LIAM da Foz do Arelho renova-se

Com o apoio da Equipa Diocesana, o grupo da Foz do Arelho - Caldas da Rainha - começou o ano com novo fôlego

Alegres na Missão

O Conselho Nacional da LIAM reuniu em Fátima e elegeu a nova Direção para o próximo triénio. A LIAM prepara-se para celebrar, em 2017, o seu 80º aniversário. "Alegres na Missão" foi o mote escolhido para inspirar as celebrações.

A LIAM em Acção

A LIAM está prestes a completar os 80 anos de existência. Oxalá que a celebração destes 80 anos augure um futuro melhor para a nossa LIAM. Para tal, Todos somos precisos e agentes de mudança.

Magusto do Minho

Mais uma vez, o Minho inteiro uniu-se para o Magusto Missionário que congregou também os vários movimentos da família espiritana

Magusto na Torre d'Aguilha

Oração, testemunhos, animação e solidariedade: nada faltou neste grande magusto das dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal e Algarve.

Magusto Missionário em Macedo de Cavaleiros

LIAM de Gralhós e Bagueixe, em Macedo de Cavaleiros, uniram-se para organizar o Magusto Missionário da região de Trás-os-Montes. Houve um momento de oração pelo P. José Manuel Sabença que, há cinco anos, fundou o grupo. A gratidão ficou escrita num poema.

LIAM de Leiria tem nova equipa diocesana

Desejamos os maiores sucessos a esta nova equipa que tem grande vontade de levar a LIAM a toda a Diocese.

Peregrinação Jubilar

LIAM da Diocese de Santarém peregrina até à Porta Santa da sua Sé, evocando os 150 anos de presença dos espiritanos em Portugal. Foi ali que nasceu a primeira comunidade espiritana no nosso país.

Abraçar a Missão

“Abraçar a Missão” foi o nome escolhido para o projeto de missão que uniu pela primeira vez MOMIP, LIAM, Missionários Espiritanos e Sol sem Fronteiras numa experiência de missão ad gentes, no Lubango - Angola.

1 verão, 3 projetos, centenas de voluntários

Guiné-Bissau, Kalandula, em Angola, e Munhino, também em Angola, são os palcos dos projetos de voluntariado internacional.