Semanas Missionárias 2014

Izeda, Bragança

Por: João Cláudio

Muitos jovens, no verão, aproveitam para viajar, mas alguns também fazem uma experiência missionária. E Izeda, no distrito de Bragança, foi palco de mais uma semana missionária, de 9 a 16 de Agosto.
Izeda é uma missão especial para a caminhada de muitos jovens. Um tempo de missão diferente de muitos outros mas, dos mais novos aos mais velhos, a alegria, a oração e os talentos de cada um marcaram a vivência desta semana.

O mês de Agosto é um mês fortemente marcado pela chegada dos emigrantes às suas terras natais. O pároco, o P. Fontoura, tem isto presente e procura, em cada comunidade que assiste, manter vivas as tradições e acesa a fé dos que por lá passam. Por isso, as procissões e romarias, as festas e as novenas marcam este período. Mas é nestes espaços que a missão se faz encontro e alegria, lugar de fraternidade, partilha e convívio. As eucaristias, terços e orações foram animadas pelos cânticos e os sons das guitarras dos jovens. E as homilias e as histórias da missão foram anunciadas pelo P. Tony Neves.

O fim da semana encerra com a festa a Nossa Senhora da Assunção. Izeda pelo conjunto das suas comunidades continua a ser um espaço de missão!

Alijó, Sanfins, Cheires e Presandães

Por: Ricardo Lopes (JSF Carvalhal)

Vem daí: É Deus que te chama (…), que te ama.

Cientes e abertos a esse chamamento, dezassete Jovens Sem Fronteiras deram entrada em Alijó, “terra de boa gente e bom vinho”, para dez dias intensos de um projecto, que se dá pelo nome de “Semana Missionária”, sob a orientação dos Padres Simon e Pedro Rei.

Ao contrário do que poderia esperar, acabamos quase sempre por receber mais do que aquilo que pretendemos dar. Tudo foi bom. O sorriso estampado na cara daqueles com quem trabalhamos ficará para sempre gravado nas nossas memórias. Porque se há algo que nos distingue como cristãos, é esta capacidade de amarmos qualquer um, independentemente das suas diferenças, “indo pelo mundo fora, levando a fraternidade, dizendo não ao racismo, lutando pela paz e pela justiça.”

“Em Alijó (…) e em Sanfins, por Cheires e Presandães, Deus te chamou a dar tudo o que tens.”

Na APPACDM, nos Lares de Alijó e Sanfins, no ATL de Alijó e nas visitas domiciliárias aos doentes, esse sempre foi o nosso maior objetivo: dar tudo o que temos. “Encontramos Cristo no irmão” e anunciámo-Lo cantando, sorrindo, rezando e partilhando experiências.

No regresso, uma certeza: “Foi tão bom estar com vocês, mas agora nós temos que andar.” Estando perto daqueles que, ao longe, na Guiné, levavam além-fronteiras o trabalho missionário… Fizemos questão de não ficar longe daqueles que, aqui perto de nós, necessitavam da alegria de viver em Comunhão.

Muito Obrigado!

Avelãs de Ambom, Guarda

Por: Ludimila Silva (JSF Monte Abraão)

Catorze JSF, acompanhados pelo P. Tiago Barbosa, participaram, de 7 a 17 de Agosto, na semana missionária em Avelãs de Ambom, uma aldeia com pouco mais de 60 habitantes, paroquiada pelo P. Geada.Durante esses 10 dias estivemos em Avelãs e nas aldeias vizinhas: Alvendre, Vila Franca do Deão, Sobral da Serra e Rocamonde.

Animamos Eucaristias, fizemos animação de rua e estivemos no centro de dia de Alvendre.Neste 10 dias demos um pouco de nós e recebemos muito dos habitantes de Avelãs, fomos bem recebidos e acolhidos. Trabalhamos com as crianças, visitámos o centro de dia, organizámos um terço missionário, ajudámos na procissão e na festa que por lá houve.

A semana estava muito bem organizada, apenas com descanso durante a noite, porque durante o dia dávamos 110% de nós! Fizemos de tudo para chegar a todos e, aos poucos e poucos, fomos conseguimos.Ao fim desses 10 dias, unidos conseguimos servir e criar laços entre nós e os habitantes de Avelãs. E cada JSF regressou à sua casa pronto a dar e fazer mais e melhor.

Foz do Sousa, Gondomar

A Semana Missionária, de 18 a 26 de Julho, foi organizada para preparar as Bodas de Prata sacerdotais do P. Tony Neves. Envolveu o pároco, os JSF e o grupo ‘Nós com o Lobito’. As crianças tiveram direito a encontros nas três Escolas. Os idosos foram animados por celebrações e convívio no Centro Social Paroquial. Outros foram visitados em suas casas. Os sete lugares da Paróquia tiveram uma celebração à noite, seguida de animação missionária e cultural. Sexta feira houve Concerto Coral.

A Missa Jubilar foi campal no domingo, 27, à tarde. Momentos mais originais foram os do Acto Penitencial com os padres angolanos a cantar em umbundu, a entronização da Palavra, o ofertório dançado á moda do Lobito (até um galo e um cordeiro foram levados ao altar), a entrega de um mapa-mundo com fitas escritas por quantos participaram na Semana Missionária. O jantar convívio foi aberto a todos. Entre os que estiveram na festa, salienta-se a presença e as palavras simpáticas de D. António Francisco, Bispo do Porto e de D. Sifredo Teixeira, Presidente do Conselho Português das Igrejas Cristãs.

Soeima, Alfândega da Fé

Por: Marta Pereira (JSF Misericórdias)

Dezassete JSF, acompanhados do P. Osório, realizaram a Semana Missionária em Soiema, de 1 a 11 de Agosto.

No domingo, dia 3, animámos a Eucaristia presidida por D. José Cordeiro (Bispo de Bragança-Miranda), após a inauguração do percurso de Via-Sacra em homenagem à vida e obra de São Damião de Molokai (Apóstolo dos Leprosos), da autoria do Dr. Mário Nogueira.

As visitas aos idosos da aldeia eram diárias e constantes. Na escola (casa que nos acolheu), fizemos jogos e atividades com crianças. Quase todos os dias participámos no terço e na Eucaristia na igreja de Soeima com a comunidade.

Visitamos ainda o Centro Social e Paroquial de Sambade.

Momento bonito foi a celebração da Via Sacra, contando com a presença de muitas pessoas da comunidade e do Dr. Mário Nogueira, responsável pela existência da Via-Sacra nesta comunidade.

No último dia com a comunidade de Soeima, animámos a tarde no largo da aldeia, em frente ao Café Central e lanchámos com a população que nos trouxe muitas iguarias para a despedida. Mais uma vez, foi visível o carinho e o acolhimento que a comunidade nos deu.

Sever, Moimenta da Beira

Por: Marlene Veríssimo (JSF Barreiro)

Foi bonito de Se Ver! A missão começou a 16 de agosto quando 19 JSF, acompanhados pelo P. Hugo Ventura, rumaram a Sever, Moimenta da Beira. Chegaram prontos a dar tudo o que tinham e apenas com um objetivo: partilhar a alegria em ser Cristão.

Os dias começavam com uma oração da manhã com a comunidade em Granjinhas, seguiam-se a ida ao lar em Sever e as visitas ao domícilio. À tarde as crianças chegavam para o ATL, um grupo partia para animar comunidades vizinhas e outro regressava ao lar. No final do dia não podia faltar a participação do grupo na Novena de Nª Sª de Seixas, em Arcas. E como esta era uma missão jovem, organizou-se um encontro com vários grupos de jovens que culminou num torneio de futebol. No final e com alegria, a participação na procissão e festa de Nª Sª de Seixas.

Uma semana vivida com muita união e entrega, numa comunidade que tão bem acolheu. E como a missão é partir e voltar, a 26 de agosto regressaram a casa com a certeza de que foram sementes de esperança!