Espiritualidade(s)

Rubrica mensal do jornal "Ação Missionária" assinada por vários autores

Descansar é imprescindível

«Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; Quem vive na atividade, que encontre tempo para descansar. A natureza lembra-te que fez o dia e a noite.» (Séneca)

Quem me dera ser cata-vento

O cata-vento, tratado tão mal como significando até uma pessoa desatenta, um cabeça-no-ar, um vira-casacas, ele é, isso sim e muito simplesmente, um capta vento, sempre a virar-se para ele para o sentir todo.

Não nos deixou órfãos

«Queridos peregrinos, temos Mãe. Agarrados a Ela como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus.» Papa Francisco

Fazei vós também assim

«Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.» Salomão

A indignação e a misericórdia

A indignação é a atitude de quem não fica indiferente às forças do mal, da injustiça, impiedade, opressão.

Um silêncio ensurdecedor

«Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.» Oscar Wilde

Do conflito à comunhão

Intenções não faltam para a nossa oração, em especial no Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. Que Deus nos atenda, purificando os nossos corações e as nossas memórias!

Feliz de Ti que acreditaste

«O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor dirija para ti o seu olhar e te conceda a paz» (Livro dos Números 6, 24-26)

Revestidos da fraqueza e poder de Deus

"O pobre e orante por excelência é o próprio Filho de Deus, Jesus Senhor. Quanto mais identificados com Ele melhor nós rezamos."

Louvado sejas, Senhor, pela minha época

«Vivemos tempos novos de esperança e de compromisso missionário. Benditos sejam os anos que vivi, louvado seja Deus pelos que estamos a viver.»