Crónica

Rubrica mensal do jornal "Ação Missionária" assinada pelo P. Aristides Neiva, missionário espiritano a trabalhar em Mértola.

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra, perguntais vós.

Outra vez o jumento?!

"É tempo de férias, estar com a família e descansar, que seja também tempo para louvar e agradecer, contemplar e adorar."

Antes que anoiteça, toc toc toc

Jumento do século I oferece-se para dar lições aos cristãos do século XXI.

A verdade da planície

Precisamos de informação enquanto percorremos a planície, mas ainda mais de um sábio de Zaad que da informação nos conduza até à verdade.

E cacareja a galinha

Se tanto nos damos com galinhas, entristece-me que ninguém as elogie. Não há uma fábula, um provérbio, um conto que lhe enalteça as qualidades ou ao menos a utilidade. Os únicos elogios literários à galinha estão nos livros de culinária. Elogios fúnebres, portanto, à moda de...

Ao menos uma cebola

A Quaresma é um bom tempo, não direi para distribuir cebolas, mas para nos lembrar que ninguém se salva sozinho nem pode ser feliz ignorando os outros.

O ano novo das árvores

Como nos ensina o calendário judaico, em 2017 não celebramos o velho ano dos frutos passados mas o novo da colheita futura.

A alegria do inverno

É nesta estação de dias mais curtos e noites mais longas, natureza adormecida e humanidade recolhida, que precisamos de luz

O Bom Peregrino

São Carlos Borromeu, foi bispo de Milão no século 16. Sempre achei graça ao ouvir o nome Borromeu, até que o li. Não, não significa "Burro meu", mas "Bom romeu", isto é, "bom peregrino". Um engano que acontece muito quando se ouve e não se vê.

E tu, anjo, porque não voas?

Mais uma crónica divertida do P. Aristides. Vale a pena ler... para que não nos caiam as asas!