Leigos Associados Espiritanos

Os Leigos Associados Espiritanos são aqueles que querem um compromisso mais profundo com a Congregação e que, após um tempo e um percurso de formação específica, fazem um contrato de associação por escrito. Em 2006, os espiritanos portugueses, reunidos em capítulo, escreveram assim sobre esta nova forma de compromisso: “são homens e mulheres que vivem a espiritualidade missionária espiritana na sua identidade laical, assumindo um compromisso mais profundo e formal com o Instituto, em ordem a uma melhor e maior corresponsabilidade na sua Missão.

Os Leigos Associados assumem viver a comunhão fraterna entre si e com os outros espiritanos, assim como o empenho missionário e a inserção na Igreja local.

O Leigo Associado Espiritano busca a realização da sua vocação cristã de uma maneira inovadora, baseando-se no dinamismo da espiritualidade espiritana, que assume como o elemento dinamizador do seu projecto de vida. Por um lado, mantém-se numa caminhada vocacional laical; por outro, coloca a sua condição cristã laical ao serviço da missão, num contexto de vida espiritana.”