Voluntariado Missionário em Cabo Verde

O Projeto "Ponte" 2017 já está em movimento! Este ano, o destino será a Paróquia de S. Miguel Arcanjo, na Calheta - Cabo Verde.

Novo ano significa novo projeto Ponte em desenvolvimento, porque o Sol tem (e deve) nascer para todos, dia após dia. E só com o trabalho de todos é que é possível que isso aconteça.

São 10 os candidatos ao projeto Ponte de 2017, oriundos de norte a sul do país que, acompanhados pelo Padre Tiago (Espiritano), em agosto rumarão até à ilha de Santiago, à Paróquia de São Miguel Arcanjo (Calheta), em Cabo Verde, para estar perto dos que estão longe.

O primeiro encontro de preparação e formação para este projeto teve lugar em Fernão Ferro, no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, no qual tivemos a oportunidade de crescer enquanto grupo, focando-nos em questões relacionadas com a fé, a oração e a logística necessária para este projeto. Contámos com a presença e testemunho do P. Edward Apambila, P. Miguel Ribeiro, Ir. Sofia, e a Sol sem Fronteiras, nas pessoas do Presidente Nelson Gomes, da responsável do voluntariado Joana Cruz, e no vogal José Ramalho.

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro o Grupo Ponte 2017 voltou a reunir-se, mas desta vez em Retiro, no Seminário de Viana do Castelo.

Foi um fim-de-semana no qual foi possível abordar diversos temas, que levaram os pontistas a refletir, quer em grupo, quer individualmente, sobre o início da caminhada deste projeto, sendo proporcionados momentos de partilha acerca do que nos move a partir!

Neste retiro fomos convidados a ir ao encontro de Deus enquanto refletíamos, partilhávamos e vivíamos este grande projeto que já começou.

O grupo ponte teve a oportunidade de estar com a comunidade de Viana do Castelo que já conhece os Jovens Sem Fronteiras, e uma vez mais nos recebeu de forma calorosa, partilhando connosco a felicidade de nos ver partir em missão.

O segundo encontro de formação será na região do Alto Douro, em Alvite, no segundo fim-de-semana do mês de abril.

Estamos cada vez mais perto de ir ao encontro do povo que nos espera em Cabo Verde e contamos com a oração de todos para juntos realizarmos esta Ponte.

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...