Visita aos grupos da LIAM do Algarve

Em celebração jubilar, dos 150 anos dos Espiritanos em Portugal e dos 80 anos da LIAM, os 13 grupos do Algarve receberam a visita dos animadores missionários.

Decorreu de 18 a 26 de Abril mais uma visita aos 13 grupos da LIAM da zona do Algarve. Esta visita foi especial pois foi enquadrada nos vários jubileus que estamos a celebrar: os 100 anos das Aparições de Fátima; os 150 anos da presença dos Missionários do Espírito Santo em Portugal e os 80 anos de fundação da LIAM. Estes motivos foram mais que suficientes para motivarmos os vários grupos a um maior compromisso missionário com a igreja local e com a missão ad gentes. Encontramos os grupos a fazerem esforço de se renovarem e de crescerem. O facto de quase todos os grupos terem mais de 20 elementos cada um, é uma prova evidente desse esforço ao longo destes últimos 4 anos. Achou-se também importante lançar alguns desafios para este ano 2017: o primeiro, é sem dúvida, atrair pessoas mais jovens para se poder passar este testemunho à geração mais nova. Um outro é mudar algumas Direcções que já manifestam um peso e muitos anos à frente do grupo. E por fim, lançar o desafio de cada grupo existente tentar fundar um outro grupo nas redondezas. Para concretizar tudo isto, no próximo mês de Setembro, o Animador Responsável, Pe. Nuno Rodrigues, irá 5 dias ao Algarve para ajudar esses grupos a concretizarem esses desafios.

Percebemos que há um forte empenho de renovar os núcleos da LIAM e espalhar o espírito missionário por mais zonas e lugares do Algarve.

Agradecemos o acolhimento de todos os liamistas que sempre nos recebem com muita simpatia e espírito de fraternidade. Não podemos também deixar de agradecer a todos os Párocos que se manifestam abertos e em sintonia com o nosso movimento e ao mesmo tempo disponíveis para esta renovação da LIAM.

Esta visita ficou também marcada pois dois acontecimentos que nos sensibilizarem e nos ajudaram a perceber o nosso espírito de comunhão. O primeiro foi a morte do marido da Dona Milú de Faro que foi uma grande impulsionadora da LIAM no Algarve. Estivemos presentes no funeral do seu marido. O segundo foi o falecimento da mãe da Dona Filomena de Loulé. Estivemos em Loulé com o Pároco numa celebração fúnebre pois o seu corpo seguiria para Cabo Verde, sua terra natal. Manifestamos a nossa comunhão espiritual com estas duas liamistas que muito tem feito na animação missionária da LIAM do Algarve.

A próxima actividade será no próximo dia 07 de Maio, na Mãe Soberana, onde a LIAM do Algarve celebrará os seus 80 anos de existência. Todos estão convocados a participarem. Lá vos espero a todos.

Os vossos Animadores Missionários,

P. Nuno Rodrigues e P. Paulinus Anyabuoke

Últimas

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...