Verso... e o reverso

O Papa Francisco tem lugar cativo no "verso" do jornal Ação Missionária, por Arminda Camati. Desta vez, levanta a voz contra a corrupção.

O verso...

PAPA FRANCISCO. Com coragem, denuncia todas as formas de corrupção, mesmo as que se praticam dentro de portas. No encontro com responsáveis máximos de Institutos Religiosos, o Papa exigiu que a gestão dos bens confiados à Igreja fosse séria e que a corrupção desaparecesse. Recordou ainda a necessidade de verificar bem onde se põe o dinheiro a render, pois há investimentos que não são éticos. Não se pode, por exemplo, investir em negócios ligados a armas.

FÁTIMA. O centenário das Aparições está a ser um acontecimento mundial. São milhões os peregrinos que se anunciam para todo este ano de 2017, o que faz com que os hotéis estejam todos cheios, num raio de 50 kms! A mensagem de Fátima assenta na paz, difundida naquele ano de 1917, quando o mundo vivia a terrível 1ª Grande Guerra Mundial. Também o Papa Francisco se associa às celebrações e irá ao Santuário a 13 de Maio, com milhões a segui-lo. Embora se coloquem enormes questões de segurança, o Papa já confirmou esta sua viagem missionária.

...e o reverso

IMIGRAÇÃO. A eleição de Trump para a presidência dos Estados Unidos da América tem assustado boa parte do mundo que receia que as suas programadas políticas anti-imigração sejam aplicadas e copiadas por outros países ricos, sobretudo na Europa. Numa altura em que aumentam as levas de refugiados idos do norte de África, há diversos países europeus que, às portas de eleições, vêem surgir candidatos e partidos com o fechar de fronteiras nas suas agendas políticas eleitorais. Começa a desenhar-se a convicção de que a Europa solidária e aberta já teve melhores dias.

SÍRIA. Dados da Amnistia Internacional apontam para mais de 13 mil execuções realizadas na prisão de Saydnaya, na Síria, no decurso desta guerra civil que não vê fim. Fala-se de ‘política de extermínio’ e, por isso, mesmo, podemos estar diante de crimes contra a humanidade a que o mundo precisa de pôr cobro. Também há testemunhos de torturas e de condições infra-humanas nesta prisão, o que constitui uma violação frontal dos mais elementares direitos humanos. 

Últimas

III Missão Faz-te Bem

Jovens Sem Fronteiras de Godim realizaram festa de angariação de fundos para o Projeto Ponte, a...

Missão.Come’17

Em dia de Portugal, os JSF de Lordelo (Paredes) decidiram trazer um pouco de África à cidade, em...

JSF unidos com Maria

Os Jovens Sem Fronteiras da Foz do Sousa acolheram a região Douro para uma tarde de atividades,...

Uma vontade cega

Uma comédia dramática, com realização de Marc Rothemund e argumento de Oliver Ziegenbalg.

Em paz e em missão

O grande problema da Igreja hoje é que vivemos um cristianismo sonolento, acomodado e instalado que...