Verso... e o reverso

O mediterrâneo, ‘travessia da morte’ também conta histórias de vida e sobrevivência. Na Venezuela, a situação está crítica.

Verso…

FÁTIMA. Foi há cem anos que Nossa Senhora apareceu em Portugal. Pediu paz, oração e mudança de vida. A aparição foi a três crianças. O Papa Francisco veio a Fátima para celebrar os cem anos das Aparições e canonizar a Jacinta e o Francisco. Recebeu um banho de multidão que nem o mau tempo afastou. Houve a junção de dois convites: a ver um Papa tão amado e a celebrar cem anos de uma mensagem tão atual.

MEDITERRÂNEO. São 45 mil os imigrantes resgatados vivos no Mar Mediterrâneo desde Janeiro. Esta ‘travessia da morte’ também conta histórias de vida e sobrevivência. A Europa continua a ser ponto de chegada de ondas de fugitivos de guerras e misérias que assolam o nosso continente africano. E, no meio de tanta desgraça, há que realçar o acolhimento que vai acontecendo a estes milhares de africanos que ousam passar o mar e pedir refúgio.

…e o reverso

VENEZUELA. A situação está crítica, com violentos confrontos nas ruas por causa da falta de pão e outros bens de primeira necessidade. Tudo resulta de um braço de ferro entre o governo e as forças da oposição. O Papa Francisco já se colocou à disposição para mediar este conflito, mas a vontade política não parece apontar para uma solução negociada da crise. Na carta, o Papa pede o fim da violência e o respeito pelos direitos dos cidadãos e a defesa da dignidade humana e dos direitos fundamentais.

IMPRENSA AMEAÇADA. Os Repórteres sem Fronteiras publicam, anualmente, o Índice de Liberdade de Imprensa no Mundo. Há países onde a liberdade existe, mas há ameaças à comunicação social por causa da obsessão do terrorismo. Mas há outros onde a liberdade de imprensa não existe, com jornalistas mortos e presos. Dizer a verdade continua a ter preço elevado.

Últimas

Novena do Pentecostes

Com o tema "O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias", os espiritanos no Vietname prepararam...

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E...

Peregrino da paz

O Papa Francisco visitou Fátima como peregrino da esperança e da paz. O que ele disse vai continuar...