Sul comemora 80 anos da LIAM

O dia 28 de maio foi de festa para a LIAM-Sul. Nem a chuva apagou o entusiasmo missionário das cerca de 400 pessoas que se reuniram na Paróquia de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha.

O local escolhido não poderia ter sido o melhor: Paróquia de Santa Catarina do Concelho das Caldas da Rainha. Esta comunidade acolheu-nos de braços abertos a começar pelo seu Pastor, Pe. Mário e a terminar pelo grupo local da LIAM com a incansável Animadora, Eugénia e a sua equipa. Foi uma celebração magnífica e toda ela com grande sentido missionário.

Parecia que a chuva ameaçava cair. Concentramo-nos no largo da Escola e iniciamos uma marcha missionária onde as várias bandeiras dos grupos se fazia notar. Acompanhou-nos também a imagem de Nossa Senhora da Paróquia e os membros da Irmandade. Nesta marcha ouviram-se alguns apelos missionários para os próximos tempos que têm de ser de esperança e de confiança num mundo melhor.

Chegados ao largo do jardim da Freguesia iniciamos a nossa Eucaristia campal com a presença dos liamistas e da comunidade paroquial. Presidiu à Eucaristia o Provincial dos Missionários do Espírito Santo, Pe. Tony Neves e concelebraram o Pe. Mário, Pároco, e os Animadores Missionários Pe. Nuno e Pe. Paulinus. A alegria era notária até que, no momento da homilia começou a chover de mansinho. O pregador não desanimou e o povo não arredou pé. Fomos todos exortados a sermos portadores de boas notícias e não termos medo de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas. Relembrando a solenidade da Ascensão e o dia Mundial das Comunicações Sociais, o Pe. Tony disse que não há festa missionária maior que esta pois Cristo antes de subir deixou-nos o mandato missionário: “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova”. E claro, no fim da homilia a chuva deixou-nos até ao fim das actividades. Houve no ofertório espaço para relembrarmos os três acontecimentos que marcam este ano 2017: Centenário das Aparições de Fátima; 150 anos da presença dos Espiritanos em Portugal e os 80 anos da fundação da LIAM. No momento de Ação de Graças, entregou-se a cada criança um balão com as cinco cores dos continentes e onde também se fez um terço missionário com balões. As crianças foram convidadas a largar os balões e a comprometerem-se rezar pelo continente que tinham nas mãos. Uma coreografia que a todos encantou.

Seguiu-se o almoço no grande salão paroquial. Aqui uma equipa de cozinha dedicou-se a confeccionar todo o almoço para cerca de 400 pessoas. O Salão estava completamente cheio. O valor do almoço foi de 8 euros e revertia todo ele para as campanhas solidárias que a LIAM tem em mãos, mormente o CEPAC e a Bolívia.

Não faltou a forte animação cultural: fomos recebidos por um grupo de cavaquinhos que nos animou durante toda a tarde. Houve espaço para uma peça de teatro sobre as Aparições apresentada pelo grupo da LIAM de Linda a Velha. E para a animação ser completa, houve a actuação de um Rancho Folclórico que a todos convidou a dançar. E ainda se efectuou o sorteio do cabaz missionário dos 80 anos. Ninguem foi embora sem cantarmos os Parabéns aos três bolos: o dos 150 anos dos Missionários Espiritanos; os 80 da LIAM e aos 20 do núcleo do Carregado. A alegria era completa e as pessoas saíram reforçadas na sua paixão missionária.

É agora, nossa obrigação continuarmos estes 80 anos com renovado ardor e com sentido de futuro com muita esperança. É a hora de passarmos o testemunho às novas gerações.

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...