Semana Missionária em Marrazes

De 18 a 28 de agosto, os Jovens Sem Fronteiras abraçaram o desafio de fazer Semana Missionária em Marrazes, Leiria. Foram 12 os jovens que, acompanhados pelo Padre Damasceno dos Reis, dos Missionários do Espírito Santo, partiram rumo a esta comunidade.

De 18 a 28 de agosto, os Jovens Sem Fronteiras abraçaram o desafio de fazer Semana Missionária em Marrazes, Leiria. Foram 12 os jovens que, acompanhados pelo Padre Damasceno dos Reis, dos Missionários do Espírito Santo, partiram rumo a esta comunidade.

Chegados a Marrazes, a presença nas eucaristias das diferentes igrejas da paróquia foi o primeiro passo para a apresentação do grupo à comunidade, cuja curiosidade inicial se foi transformando em momentos de partilha e multiplicando em gestos de amor, ao longo dos 10 dias em que a missão foi tomando lugar…

A missão teve lugar em instituições que todos os dias trabalham em prol da comunidade de Marrazes. Com a AMITEI fomos ao encontro dos idosos e doentes, através da animação diária do Lar e Centro de Dia e da visita aos acamados. Escutámos as suas histórias, aprendemos com os seus ensinamentos, confortámo-los na sua dor e alegrámo-nos com os seus sorrisos. Os nossos dias também foram iluminados pela alegria das crianças da comunidade, muitas delas inseridas no projeto de intervenção local Redes na Quinta. Foi no ATL Sem Fronteiras que se partilharam brincadeiras e se fizeram novas amizades. Também não faltaram sorrisos na Cercilei, instituição ao serviço de pessoas com deficiência, onde tivemos a oportunidade de viver momentos de verdadeira alegria e felicidade.

A missão teve lugar nas Eucaristias e nos momentos de oração, a Vigília e o Terço Missionário, momentos em que procuramos ser testemunho missionário e partilhar a alegria de viver em Cristo.

A missão teve lugar nos momentos de partilha missionária com a comunidade, o Cinema e a Festa Missionária, atividades em que falámos sobre Deus, a Sua presença nas nossas vidas e o compromisso missionário a que Ele nos chama.

E foi assim que a missão foi tomando lugar em Marrazes…é assim que a missão tem lugar no coração daqueles que partiram e daqueles que acolheram, que hoje, apesar de longe, continuam perto, gratos pelas vidas que se encontraram e unidos pela oração. Obrigado, Senhor! 

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...